2ª Mostra Macambira :: Abertas as inscrições para curtas dirigidos por mulheres

Publicado por
Bruno Carmelo

Após uma primeira edição presencial na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Macambira – Mostra de Cinema de Realizadoras passa ao formato online em 2021. Entre 25 e 27 de fevereiro, a plataforma virtual Cardume recebe a segunda edição, exibindo os filmes pré-selecionados em sessões gratuitas. As inscrições já estão abertas visando apenas os curtas-metragens, pois os longas serão convidados pelas curadoras.

A Mostra Macambira visa destacar o trabalho de realizadoras brasileiras, sejam elas cisgênero, transgênero, travestis ou não-binárias. As obras co-dirigidas por homens também são aceitas no processo de seleção, que vai até 31 de janeiro de 2021. Para cadastrar seu filme, basta acessar a página oficial e preencher o formulário de inscrição.

LEIA MAIS
Cabíria Festival 2020 :: Evento sobre mulheres no audiovisual divulga programação
À Luz Delas :: Documentário apresenta mulheres diretoras de fotografia
Spcine Play :: 33% dos filmes são aprovados no Teste Bechdel de representatividade feminina

 

Mostra Macambira em 2020

 

Os títulos serão divididos entre a Mostra Potiguar, Mostra Nacional e Mostra Convidada. No caso dos curtas-metragens, são aceitos projetos finalizados após janeiro de 2018, com duração máxima de 20 minutos. Para os longas-metragens, pertencentes à Mostra Convidada, serão convidadas obras finalizadas a partir de janeiro de 2018, com mais de 70 minutos. Não há restrições quanto ao gênero cinematográfico.

O evento, produzido pela Mulungu Audiovisual e Salobra Filmes, não possui caráter competitivo. A segunda edição conta com patrocínio do Governo Federal, através de fundos provenientes da Lei Aldir Blanc. Os títulos selecionados pela curadoria serão anunciados nas redes sociais do evento.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)