Após uma primeira edição presencial na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Macambira – Mostra de Cinema de Realizadoras passa ao formato online em 2021. Entre 25 e 27 de fevereiro, a plataforma virtual Cardume recebe a segunda edição, exibindo os filmes pré-selecionados em sessões gratuitas. As inscrições já estão abertas visando apenas os curtas-metragens, pois os longas serão convidados pelas curadoras.
A Mostra Macambira visa destacar o trabalho de realizadoras brasileiras, sejam elas cisgênero, transgênero, travestis ou não-binárias. As obras co-dirigidas por homens também são aceitas no processo de seleção, que vai até 31 de janeiro de 2021. Para cadastrar seu filme, basta acessar a página oficial e preencher o formulário de inscrição.
LEIA MAIS
Cabíria Festival 2020 :: Evento sobre mulheres no audiovisual divulga programação
À Luz Delas :: Documentário apresenta mulheres diretoras de fotografia
Spcine Play :: 33% dos filmes são aprovados no Teste Bechdel de representatividade feminina
Os títulos serão divididos entre a Mostra Potiguar, Mostra Nacional e Mostra Convidada. No caso dos curtas-metragens, são aceitos projetos finalizados após janeiro de 2018, com duração máxima de 20 minutos. Para os longas-metragens, pertencentes à Mostra Convidada, serão convidadas obras finalizadas a partir de janeiro de 2018, com mais de 70 minutos. Não há restrições quanto ao gênero cinematográfico.
O evento, produzido pela Mulungu Audiovisual e Salobra Filmes, não possui caráter competitivo. A segunda edição conta com patrocínio do Governo Federal, através de fundos provenientes da Lei Aldir Blanc. Os títulos selecionados pela curadoria serão anunciados nas redes sociais do evento.