Os projetos vencedores da segunda edição do prêmio BDMG Cultural/FCS de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento, serão exibidos no Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro), em Belo Horizonte, no dia 15 de dezembro, às 19h30. Os projetos Retalho, de Hannah Serrat, e Filé, de Natália Reis, foram selecionados na categoria Amanhecer, para diretores estreantes sem comprovada exibição pública em festivais, mostras ou televisão. Já na categoria Mirada, destinada a diretores com exibição comprovada em festivais, mostras ou televisão, os vencedores foram Moto-perpétuo, de João Borges e Constelações, da produtora Filmes de Plástico e direção de Maurílio Martins. A entrada é gratuita.
Segundo o gerente de cinema da Fundação Clóvis Salgado, Philipe Ratton, a exibição desses filmes “proporciona ao público a primeira experiência dessas obras em uma situação cinema, onde poderão ser verificadas as estratégias de realização de cada obra partindo do pressuposto de invenção lançado pelo edital. Desta forma destaca-se a efetivação dessa parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e o BDMG Cultural no sentido de estimular a produção cinematográfica mineira”. Outra vertente do prêmio é estimular os cineastas a elaborarem propostas estéticas e conceituais que utilizem ferramentas tecnológicas de produção de baixo custo e fácil acesso, de acordo com o conceito de Cinema de Invenção, estabelecido pelo pesquisador Jairo Ferreira.
Este ano, o prêmio contou com um aporte de R$ 90 mil, que foi distribuído em prêmios de 15 mil e 30 mil reais, para as categorias Amanhecer e Mirada, respectivamente. O resultado desse investimento pode ser conferido no Cine Humberto Mauro, durante sessão especial de lançamento dos curtas vencedores desta segunda edição do prêmio.
(Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Clóvis Salgado)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Top 10 :: Ano Novo - 30 de dezembro de 2022
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
Deixe um comentário