20200901 sessao quilombo papo de cinema 800

Após a realização presencial da Sessão Quilombo de Cinema Negro em 20 de novembro de 2019, em Maceió, o Mirante Cineclube se prepara para uma segunda edição, que deve ser organizada em 20 de novembro de 2020. Desta vez, em resposta à pandemia de Covid-19, o projeto será realizado em versão online, seguindo o formato adotado pela maioria dos festivais de cinema no país.

As inscrições de curtas-metragens estão abertas no site oficial do Mirante Cineclube, com data limite estipulada em 5 de outubro. Projetos de ficção, documentário e animação serão aceitos, respeitando a duração máxima de 25 minutos, a data de produção a partir de 2016, o idioma em português e a autoria por um diretor ou diretora negro(a).

 

20200901 beatriz nascimento papo de cinema 1200
Beatriz Nascimento, homenageada da 2ª edição

 

LEIA MAIS
Spcine Play exibe 20 filmes da Coletânea do Audiovisual Negro
Abertas as inscrições para a 3ªMostra do Audiovisual Negro
Diáspora Lab :: Seleção de projetos de cineastas negros vai até 20 de agosto

Em sua segunda edição, o evento presta homenagem à sergipana Beatriz Nascimento, uma ativista, professora, poetisa e pesquisadora de estudos raciais. Ela também efetuou a narração do documentário Orí (1989), de Raquel Gerber, que estuda as novas formas de quilombos existentes no Brasil.

“Apesar de ser a terra do Quilombo dos Palmares, dos Zumbis e de Dandara, Alagoas carece de espaços de exposição e discussão de obras de artistas negros/as”, explicam os organizadores em comunicado oficial. Eles visam estimular o debate e promover novas formas de comunicação e exposição às obras de jovens criadores negros. Em 2019, foram exibidos curtas-metragens como Kbela (2015), de Yasmin Thainá, Caixa d’Água: Qui-lombo É Esse? (2012), de Everlane Moraes, Quintal (2015), de André Novais Oliveira e CorpoStyleDanceMachine (2017), de Ulisses Arthur.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *