Após uma primeira edição bem-sucedida em 2019, o Cabíria Festival – Mulheres e Audiovisual confirmou sua segunda edição em formato online, para se adequar à pandemia de Covid-19. O evento é destinado a favorecer a presença feminina no audiovisual brasileiro, além de dar maior visibilidade às obras realizadas por mulheres.
O festival ocorre em duas etapas: a primeira, entre 18 e 29 de novembro, consiste na exibição de filmes e debates, todos gratuitos. Em seguida, entre 30 de novembro e 5 de dezembro, será organizado o Cabíria LAB, atividade de formação destinada às finalistas do prêmio de roteiro. Vale lembrar que o festival expande as atividades do Cabíria Prêmio de Roteiro, existente desde 2015.
LEIA MAIS
FIM 2020 :: Festival Internacional de Mulheres abre inscrições para edição online
Top 10 :: Melhores filmes brasileiros dirigidos por mulheres
Cate Blanchett e Tilda Swinton defendem fim de prêmios divididos por gênero
Em 2020, institui-se a gratuidade para mulheres negras, indígenas, transexuais e com deficiência, de modo a ampliar a diversidade de roteiristas selecionadas e dar voz a grupos marginalizados no audiovisual. Serão premiados projetos em quatro categorias: piloto de série documental, piloto de série de ficção, longa-metragem de ficção e argumento infantojuvenil de longa-metragem de ficção.
“O evento reforça a importância não apenas da equidade de gênero nos espaços de trabalho, mas também a do protagonismo feminino em suas próprias histórias. No contexto do audiovisual, a iniciativa soma à luta para que mulheres tenham vez e voz ao contar suas vivências, seja escrevendo roteiros, dirigindo projetos ou atuando em personagens de destaque”, explicam as realizadoras do evento, Marília Nogueira e Vânia Matos.