20220118 neguinho papo de cinema 800

Entre os dias 25 e 30 de abril de 2022, o Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro organiza a sua segunda edição. A exemplo do ano anterior, o evento ocorre de modo online e gratuito, devido ao crescimento da variante Ômicron da Covid-19. O espectador descobre toda a programação de filmes, debates e atividades culturais paralelas através do canal oficial no YouTube.
No total, os curadores Ivann Willig e Zeca Teixeira escolheram 95 curtas-metragens brasileiros e internacionais, entre ficções, documentários e animações, além de videoclipes. Na seleção nacional, 15 Estados estão representados, e na seleção estrangeira, 22 países têm filmes na programação. O tema “A Diversidade no Cinema” norteou a curadoria, o que também inclui uma homenagem à atriz Léa Garcia e um convite à diretora e roteirista Júlia Katharine.
LEIA MAIS
1º FIC Rio :: O alagoano Besta-Fera vence o festival; confira lista completa
1º FIC Rio :: Festival online exibe 70 curtas-metragens gratuitos
Festival de Berlim 2022 seleciona filmes de Gustavo Vinagre e Adirley Queirós

20210608 reexisto papo de cinema 750
Reexisto

Entre os curtas brasileiros, destaque para títulos premiados, a exemplo do paulista Reexisto, de Lethicia Galo e Rodrigo Campos (imagem em destaque acima); o carioca Neguinho, de Marçal Vianna; o paulista Guida, de Rosana Urbes, e o catarinense Primeiro Dia, de Liziane Bortolatto. Enquanto isso, a seleção internacional permite aos espectadores descobrir obras do Iraque (Stigma, de Jafaar Muraad), Taiwan (Mother, de Wu-Ching Chang) e Indonésia (And Returning, de Daphne), entre outros.
A lista completa de filmes e informações se encontra no site oficial do festival. Enquanto isso, os debates e cerimônia de premiação da edição anterior estão disponíveis no canal do FIC Rio no YouTube.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *