32° Cine Ceará :: Documentário argentino, Inseparáveis vence o evento

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Enfim, após sete dias de programação, o Cine Ceará: Festival Ibero-americano de Cinema 2022 acabou. Na noite dessa quinta-feira, 13, o evento nordestino revelou os condecorados de sua 32ª edição. Inseparáveis (2021), de María Álvarez, foi o grande vencedor, recebendo o Troféu Mucuripe na categoria de Melhor Longa-metragem e um prêmio no valor de R$ 20 mil para distribuição do título no Brasil. O filme também foi vencedor na categoria Melhor Montagem, além de ter recebido o Prêmio da Crítica de Melhor Longa-metragem, concedido pelo Júri Abraccine, da Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Vale lembrar que antes da entrega das honrarias aos premiados, o cantor e compositor Ednardo foi homenageado pelo festival, recebendo o troféu Eusélio Oliveira. Após a premiação, houve a exibição especial de Saravá, Meu Avô (2022), longa que marca a estreia de Gabriela Oliveira como diretora.

Ednardo recebendo o troféu Eusélio Oliveira. Foto: Rômulo Santos.

Na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, Big Bang (2022), de Carlos Segundo, foi agraciado com o Troféu Mucuripe de Melhor Curta-metragem. A produção foi vencedora também do Prêmio Canal Brasil de Curtas, eleito por um júri convidado pelo Canal Brasil. Esse prêmio tem como objetivo estimular a nova geração de cineastas, contemplando os vencedores na categoria curta-metragem dos mais representativos festivais de cinema do país. O vencedor recebeu o Troféu Canal Brasil e prêmio no valor de R$ 15 mil. Já na Mostra Olhar do Ceará, os vencedores foram o longa Escuridão na Terra da Luz (2022) e o curta Ópera sem Ingresso (2022).

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Não custa ressaltar que Papo esteve presente durante todo o Cine Ceará 2022, trazendo críticas, entrevistas exclusivas e notícias. Sem mais delongas, fique com os felizardos.

 

MOSTRA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM

Melhor Longa-metragem  
Inseparáveis, de María Álvarez
Melhor Direção 
Carlos Lechuga, por Vicenta B
Melhor Atuação Feminina
Linnett Hernández Valdés, por Vicenta B
Melhor Atuação Masculina
Démick Lopes, por A Filha do Palhaço
Melhor Roteiro 
Eduardo Casanova, por A Piedade
Melhor Fotografia 
Victor Silva, por Green Grass
Melhor Montagem 
María Álvarez, por Inseparáveis
Melhor Trilha Sonora Original 
Pedro Onetto, por A Piedade
Melhor Som 
Mar González, Mercedes Tennina e Sebastián Gonzáles, por A Piedade
Melhor Direção de Arte 
Melanie Antón, por A Piedade

 

MOSTRA COMPETITIVA BRASILEIRA DE CURTA-METRAGEM

Melhor Curta-metragem 
Big Bang, de Carlos Segundo
Melhor Direção 
Laís Santos Araújo, por Infantaria
Melhor Roteiro 
Renan Barbosa Brandão, por Último Domingo

 

MOSTRA OLHAR DO CEARÁ
Melhor Longa-metragem 
Escuridão na Terra da Luz, de Popy Ribeiro
Melhor Curta-metragem 
Ópera sem Ingresso, de Andreia Pires
Prêmio Unifor de Cinema
Ópera sem Ingresso, de Andreia Pires


PRÊMIO DA CRÍTICA – ABRACCINE
Melhor longa-metragem
Inseparáveis, de María Álvarez 
Melhor curta-metragem
Infantaria
, de Laís Santos Araújo 

 

PRÊMIO CANAL BRASIL DE CURTAS – Melhor Filme
Big Bang, de Carlos Segundo 

 

TROFÉU SAMBURÁ
Melhor Curta-metragem 

Infantaria, de Laís Santos Araújo
Melhor Direção

Breno Alvarenga, por Camaco

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br