32º Cine Ceará :: Evento começa em Fortaleza

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Chegou a hora do Papo de Cinema voltar à capital cearense. Em 2022, o Cine Ceará: Festival Iberoamericano de Cinema está chegando à sua 32ª edição como um dos mais longevos eventos do gênero no país. Tudo começa nesta sexta-feira, 07, e segue até o dia 13 de outubro em Fortaleza. A abertura oficial será às 19h, no Cineteatro São Luiz (R. Major Facundo, 500 – Centro). Na ocasião, a atriz Camila Pitanga será homenageada e receberá o Troféu Eusélio Oliveira. A noite contará também com uma apresentação especial da Camerata da UFC. Na tela do cinema, será exibido o curta Se Liga ou Se Choque (2022), realizado por alunos que participaram do Projeto Compartilha Animação. Em seguida, terá início a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, com a projeção de um dos oito filmes selecionados, A Filha do Palhaço (2022), do diretor cearense Pedro Diógenes.

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Vale lembrar que, de 20 a 22, o festival terá também atividades de formação na Praça do MIS. Tudo com acesso gratuito. Ao todo, serão mais de 50 filmes distribuídos em mostras competitivas, paralelas e exibições especiais, além de debates, homenagens e masterclasses. Além de Camila, o Cine Ceará homenageará a atriz e produtora Teta Maia e o músico Ednardo.

E não se esqueça: Papo estará presente in loco para trazer críticas, entrevistas exclusivas e notícias. A seguir, fique com a relação de títulos dessa festa.

LONGAS DA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA  

A Filha do Palhaço, de Pedro Diógenes
Green Grass, de Ignacio Ruiz
A Piedade, de Eduardo Casanovas
Inseparáveis, de María Álvarez
O Invisível, de Javier Andrade
Meninos de Las Brisas, de Marianela Maldonado
O Acidente, de Bruno Carboni
Vicenta B, de Carlos Lechuga

CURTAS DA COMPETITIVA BRASILEIRA  

Alexandrina: Um Relâmpago, de Keila Sankofa
Big Bang, de Carlos Segundo
Camaco, de Breno Alvarenga
Celeste (Sobre Nós), de Natália Araújo
Cemitério de Flores, de Rafael Toledo
Contragolpe, de Victor Uchôa
Elusão, de Taís Augusto
Filhos da Noite, de Henrique Arruda
Infantaria, de Laís Santos Araújo
O Último Domingo, de Joana Claude, Renan Barbosa Brandão

LONGAS DA MOSTRA OLHAR DO CEARÁ 

A Colônia, de Virgínia Pinho, Mozart Freire
Afeminadas, de Wesley Gondim
Escuridão na Terra da Luz, de Popy Ribeiro
Todo Mundo Já Foi Para Marte, de Telmo Carvalho

CURTAS DA MOSTRA OLHAR DO CEARÁ 

A Margem de Um Rio Que Correm Meus Ancestrais, de Iago Barreto Soares
Aluá, de Felipe Camilo
Aquele que Veio do Oeste, de Wesjley Maria
Bege Euforia, de Anália Alencar
Fio de Ariadne, de Mozart Freire, Ton Martins
Mulheres Árvore, de Wara
Na Estrada Sem Fim Há Lampejos de Esplendor, de Liv Costa, Sunny Maia
Ópera Sem Ingresso, de Andreia Pires
Pedro, de Leo Silva
Rosa Negra, de Sabina Colares, Marieta Rios

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br