32º Cine Ceará :: Sessão infantil com Pluft e homenagem à Teta Maia

Publicado por
Robledo Milani

O 32º Cine Ceará: Festival Ibero-americano de Cinema vai homenagear na noite dessa quarta-feira, 12, a atriz e produtora Teta Maia. A cerimônia começa às 18h30, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. A artista será agraciada com Troféu Eusélio Oliveira, que nessa edição reconheceu ainda a atriz Camila Pitanga e o músico Ednardo. Logo depois, o público presente poderá conferir a exibição dos últimos filmes das Mostras Competitivas Brasileiras de Curta-metragem e Ibero-americana de Longa-metragem. O Cine Ceará 2022 segue até esta quinta-feira, 13, quando ocorre a cerimônia de premiação.

LEIA MAIS:
Cobertura especial :: 32º Cine Ceará
Entrevista exclusiva :: “É a generosidade do olhar nordestino sobre o nosso trabalho”, afirma Camila Pitanga
A Filha do Palhaço :: crítica de Robledo Milani

Teta Maia tem um extenso currículo no cinema, tendo produzido mais de 20 longas-metragens e inúmeros curtas. Seu início foi ainda na década de 1980, com a produção de O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (1986), de Rosemberg Cariry. Como atriz começou no teatro e logo começou a aparecer em vários filmes, entre eles, Corisco e Dadá (1996), também de Cariry; e Milagre em Juazeiro (1999), de Wolney Oliveira. No entanto, tornou-se um nome reconhecido como produtora cinematográfica, permanecendo até hoje em intensa atividade. São inúmeros trabalhos, sendo os mais recentes Pequenos guerreiros (2022), de Bárbara Cariry; A praia do fim do mundo (2021), de Petrus Cariry; e Sertânia (2020), de Geraldo Sarno.

Nessa quarta-feira comemora-se também o Dia das Crianças, e o Cine Ceará não esqueceu da data. Para celebrar os pequenos cinéfilos, foi programada a exibição especial de Pluft, O Fantasminha (2022), de Rosane Svartman, como parte da mostra O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece. As sessões serão às 9h30 e 14h30, no Cineteatro São Luiz, com acesso gratuito e aberto ao público em geral. E o melhor: o ator Nicolas Cruz, que interpreta o fantasminha Pluft, estará presente para conversar com a plateia.

E lembre-se: o Papo de Cinema está em Fortaleza, acompanhando de perto o 32º Cine Ceará, a convite da organização do evento. Fiquem ligados na nossa cobertura especial!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
é crítico de cinema, presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2018), e membro fundador da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Já atuou na televisão, jornal, rádio, revista e internet. Participou como autor dos livros Contos da Oficina 34 (2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016). Criador e editor-chefe do portal Papo de Cinema.

Últimos artigos deRobledo Milani (Ver Tudo)