O cineasta e ativista iraniano Mohsen Makhmalbaf vem a São Paulo para uma sessão especial do filme Greengreen days Days (2009), de sua filha Hana Makhmalbaf. O longa será exibido nesta sexta-feira (04/11), às 21 horas, no Unibanco Arteplex 1 e o diretor debaterá o filme após a sessão.

Mohsen, que veio ao Brasil para uma conferência do projeto “Fronteiras do Pensamento”, em Porto Alegre, está em São Paulo para se encontrar com cineastas brasileiros e pressionar o governo Dilma Rousseff a se posicionar contra o desrespeito aos diretos humanos no Irã – veja carta aberta do diretor Jorge Furtado à presidente no site da Mostra – e contra a prisão de cineastas iranianos.

Conhecido por filmes como Salve o Cinema (1995), Um Instante de Inocência (1996) e A Caminho de Kandahar(2001), Makhmalbaf foi preso e torturado pelo governo iraniano durante a adolescência. Em 2007, foi vítima de um atentado: uma bomba plantada pelo serviço secreto iraniano explodiu durante as gravações do filme Two Legged Horse, de sua filha Samira Makhmalbaf, matando um técnico da produção.

O filme Green Days fala sobre as manifestações que se seguiram à eleição fraudulenta de Ahmadinejad, em 2009, e sua brutal repressão.

 

Sinopse:

Ava é uma menina iraniana deprimida que vai ao psicólogo fazer terapia, culpando o passado político do Irã por sua depressão. O psicólogo a aconselha trabalhar numa peça de teatro. No entanto,  sua peça que é inspirada na realidade e os problemas da sua sociedade é censurada. De repente as pessoas se unem e saem para as ruas durante as eleições, decidindo votar contra o atual presidente. Mas Ava ainda não acredita que a mudança vai acontecer. Ela também sai para a rua e começa a falar com as pessoas na tentativa de ganhar de volta suas esperanças.

Legendas em inglês. Duração: 73min. Ficção.

Fonte: Mostra.org

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *