Em 1 de março começa a terceira edição da Mostra Cinemulti, voltada especialmente ao público infantojuvenil. O evento baiano teve as duas primeiras edições sediadas na cidade de Itacaré, porém passa ao formato online em 2021, para se adequar às demandas sanitárias relacionadas à Covid-19. Ao longo de cinco semanas, serão apresentados 55 curtas-metragens brasileiros e 5 longas-metragens baianos.
Os longas-metragens serão exibidos a cada segunda-feira a partir de 1 de março, seguidos de debates com os criadores. Entre os títulos escolhidos, destacam-se Ilha (2017), de Ary Rosa e Glenda Nicácio, Capitães da Areia (2011), de Cecília Amado, Dr. Ocride (2018), de Edson Bastos e Henrique Filho e Dorivando Saravá – O Preto que Virou Mar (2020), de Henrique Dantas.
LEIA MAIS
1º Na Quebrada Festival de Cinema divulga 14 filmes selecionados
Festival de Cinema de Vitória faz retrospectiva gratuita com 20 filmes
Mostra Macambira 2021 divulga seleção com 30 filmes dirigidos por mulheres
As curadoras Patrícia Almeida, Helena Britto, Juliana Machado e Marialva Monteiro selecionaram 60% de obras dirigidas e/ou roteirizadas por mulheres, privilegiando temas que ressoam com os moradores de Itacaré. A propósito de inclusão, alguns títulos contam com audiodescrição ou legendagem descritiva.
Em paralelo às exibições de filmes, a Mostra Cinemulti Virtual promove duas oficinas de capacitação sobre edição de vídeo, com Henrique Filho, e computação gráfica com Saul Miranda. Além disso, os organizadores promovem um laboratório de roteiros de curtas-metragens, coordenado por Betse de Paula, Elizabeth Salgado e Marcos Pimentel.