No segundo semestre de 2020, mais um evento de cinema se adapta ao formato digital para atender às necessidades de segurança. O 3º Festival Santa Cruz de Cinema, que ocorre entre os dias 7 e 11 de dezembro, será realizado pela primeira vez através de plataformas virtuais. O projeto tem organização do Sesc – RS, Universidade de Santa Cruz do Sul e Pé Coelho Filmes.
As inscrições já estão abertas, e podem ser realizadas até o dia 1 de outubro. Os curtas-metragens selecionados concorrerão a prêmios em doze categorias, incluindo melhor filme, melhor filme gaúcho e melhor filme segundo o júri popular. Os vencedores receberão prêmios que totalizam R$ 14 mil, além do Troféu Tipuana.
LEIA MAIS
10º Cinefantasy :: Festival acontecerá de modo online no Belas Artes À La Carte
Festival de Gramado 2020 adota edição online
Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo do CCBB ganha edição online
Além da exibição de filmes, o festival trará oficinas, debates e uma homenagem à atriz Léa Garcia, de 87 anos de idade. Ela foi estrela de grandes títulos da cinematografia nacional como Orfeu do Carnaval (1959), Ganga Zumba (1963) e A Deusa Negra (1978). A atriz segue em atividade, tendo apresentado o trabalho em Um Dia com Jerusa (2018) na Mostra de Cinema de Tiradentes.
Todas as informações sobre anúncios de filmes e datas de oficinas serão incluídas na página oficial do Festival Santa Cruz. O professor Rudinei Kopp, da Unisc, comemora a manutenção do evento num ano de crise para o setor audiovisual: “Nesse momento tão desafiador para os setores culturais, é essencial seguir promovendo a produção do cinema no país e criar formas de acesso ao público. Por isso, decidimos manter o Festival e ampliar o incentivo com premiação em dinheiro também”.