O 4º Curta Brasília terá novamente duas mostras competitivas, uma com 15 videoclipes e outra com 30 curtas brasileiros, alguns inéditos em Brasília e outros premiados em festivais como Gramado, Cannes e no próprio Festival de Brasília. Na seleção de clipes estão tanto artistas independentes quanto nomes consagrados, como Marcelo Jeneci, Céu, Ana Cañas e BNegão. A comissão de seleção de curtas-metragens foi formada pelo diretor, montador e produtor Dirceu Lustosa, pela jornalista e cineasta Luísa Caetano, e pelo jornalista e programador Luiz Joaquim. Os videoclipes foram selecionados pelo músico e designer André Gonzales, vocalista da banda Móveis Coloniais de Acaju, e pelo designer e diretor de videoclipes Renan Costa Lima. Os filmes e vídeos em competição foram escolhidos entre 872 inscritos, número recorde entre as quatro edições do festival, e os vencedores serão escolhidos por júri oficial e pelo voto popular, recebendo R$ 17 mil distribuídos em prêmios
Entre as novidades do 4º Curta Brasília estão as mostras, Espanha em curtas e O som e o sentido – Surdocine. A primeira contempla a atual produção europeia de curtas, e a segunda, as produções brasileiras que abordam a cultura surda, com exibições com legendas em português e tradução para Libras. Ambas as seleções estão fora de competição, assim como as mostras Provocações (LGBT), À Francesa – Descobrir outro lugar (documentários franceses em animação), Prêmio Alemão de Curtas e a aquela em homenagem ao diretor José Eduardo Belmonte, com seis curtas do cineasta.
Ao longo de 3 edições, o Curta Brasília já levou ao festival mais de 20 mil pessoas. A programação completa dos programas de curtas, mostras, oficinas, debates e demais eventos que circundam o Cine Brasília, podem ser encontradas no site oficial do evento.
(Fonte: F&M ProCultura – Assessoria de Imprensa)