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Boa notícia para os produtores e realizadores com obras em fase de finalização. A 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo anunciou a prorrogação do prazo de inscrição de longas-metragens para a edição 2021, que ocorre entre os dias 21 de outubro e 3 de novembro, em formato híbrido – tanto presencial quanto online, devido às restrições relacionadas à Covid-19.
Serão aceitas obras completadas entre 2020 e 2021, com pelo menos 70 minutos de duração, de qualquer gênero e linguagem (ficção, documentário, animação etc.). Para a Competição Novos Diretores, podem se inscrever obras de diretores em seu primeiro ou segundo longa-metragem. Para a Perspectiva Internacional, o filme não pode ter sido exibido presencialmente em São Paulo, nem online no Brasil.
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17 Quadras

O formato híbrido aponta um caminho que deve se tornar frequente para os festivais nos próximos anos. Diversos eventos pretendem explorar tanto a valiosa experiência dos encontros presenciais, em sala de cinema, quanto os recursos online para exibir os títulos ao Brasil inteiro. No entanto, a produção de ambos os formatos gera custo maior de realização, caso em que a iniciativa da Mostra deve servir de parâmetro para os próximos eventos online.
Em 2020, a Mostra de São Paulo conseguiu preservar o alto número de inscritos em exibições virtuais. Os principais vencedores da 44ª edição foram o nigeriano Eyimofe (Esse É o Meu Desejo), de Arie Esiri e Chuko Esiri, eleito a melhor ficção, e o norte-americano 17 Quadras, de Davy Rothbart, eleito o melhor documentário pelo júri oficial. Já os votos do público premiaram Chico Rei Entre Nós, de Joyce Prado; Valentina, de Cássio Pereira Santos; Bem-Vindo à Chechênia, de David France, e Não Há Mal Algum, de Mohamed Rasoulof.

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
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