O homenageado do 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro será Walter Mello, um dos criadores da Semana do Cinema Brasileiro, evento que deu origem ao festival. Mello, que é um dos últimos remanescentes das primeiras comissões de premiação e selecionou filmes como Meteorango Kid – O Herói Intergalático (1969), de André Luiz Oliveira, e O Bandido da Luz Vermelha (1968), de Rogério Sganzerla, receberá o Troféu Candango na noite de premiação.
Hoje com 85 anos de idade, Mello se mudou para Brasília nos primeiros anos após esta ser inaugurada, na década de 1960. Foi convidado pelo jornalista Narceu de Almeida para trabalhar na Master Discos, a primeira loja de discos especializada em jazz e bossa nova criada na nova capital. O contato com a família Almeida Reis levou Walter Mello também ao cinema. Na casa de Zilá Reis, irmã de Narceu e esposa de André, nasceu o Cineclube de Cinema de Brasília, que Walter Mello frequentava ao lado de nomes como Geraldo Sobral, Rogério Costa Rodrigues e Cleide Almeida.
Já como funcionário da Fundação Cultural do Distrito Federal, Mello participou da criação da Semana do Cinema Brasileiro, idealizada pelo então diretor da FCDF, Carlos Augusto de Oliveira, e pelo jornalista José Vieira Madeira. Depois, tornou-se programador da Escola Parque, do Cine Cultura e membro do júri do recém-criado Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Atualmente, Walter Mello está aposentado e ainda reside em Brasília. Já foi reconhecido como Cidadão Honorário de Brasília e é Detentor do Mérito Cultural. Aguardava com ansiedade seu Troféu Candango: “Ver meu trabalho, anônimo, ser reconhecido vai ser uma das maiores alegrias da minha vida”, revela.
Fonte: Festival de Brasília do Cinema Brasileiro