47ª Mostra de São Paulo :: Michelangelo Antonioni será homenageado com retrospectiva

Publicado por
Marcelo Müller

Programada para acontecer na cidade de São Paulo entre 19 de outubro e 01 de novembro, a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo vai homenagear um dos grandes ícones do cinema italiano, Michelangelo Antonioni. E essa celebração terá ao menos três aspectos distintos. O primeiro deles é o fato de que o cartaz oficial do evento será inspirado num desenho do realizador responsável por obras-primas como A Aventura (1960), A Noite (1961) e O Eclipse (1962), elas que juntas formam a chamada Trilogia da Incomunicabilidade. A arte ainda não foi divulgada. Vale enfatizar que o cineasta também foi um pintor prolífico que realizou algumas exposições de seu trabalho com artes plásticas na Itália: “Enquanto para um pintor descobrir uma realidade estática ou um ritmo, mas um ritmo fixo em um sinal, para um diretor, o problema é capturar uma realidade que matura e consome, e propor este movimento como uma nova percepção”, disse ele em 1963.

LEIA MAIS
Mostra André Luiz Oliveira e retrospectiva Sérgio Tréfaut em cartaz na Cinemateca Brasileira
Festival do Rio 2023 :: Anunciados os filmes de abertura e encerramento
51º Festival de Gramado :: Remendo vence Mostra de Curtas Brasileiros

O segundo aspecto da homenagem que a 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo presta a Michelangelo Antonioni é a organização de uma retrospectiva com 23 de seus trabalhos cinematográficos. entre curtas e longas-metragens realizados entre 1947 e 2004 (a lista completa dos títulos você confere logo abaixo). E a homenagem será completada com a leitura pública do roteiro de Tecnicamente Doce, trabalho assinado por Antonioni que em breve será transformado em filme com direção do brasileiro André Ristum, numa co-produção Brasil/Itália. Imperdível.

Cena de “A Noite”

A Aventura
A Dama sem Camélias
A Noite
Além das Nuvens
Blow-Up: Depois Daquele Beijo
Crônica de um Amor
Gente do Pó
Identificação de Uma Mulher
Kumbha Mela
L’amoroza Menzogna
Limpeza Urbana
Noto, Mandorli, Vulcano, Stromboli, Carnevale
O Amor na Cidade (Tentativa de suicídio)
O Deserto Vermelho
O Eclipse
O Grito
Os Vencidos
Profissão: Repórter
Roma
Superstizione
Sicília
O Olhar de Michelangelo
Zabriskie Point

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.