20240903 maria 2024 papo de cinema 800

A seleção da 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, enfim, foi revelada. Em 2024, o mais importante festival de cinema do Brasil contará com 415 filmes, de 82 países, que serão exibidos em 29 salas de cinema espalhadas pela capital paulista.

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
YouTube | Letterboxd | Threads | BlueSky

A abertura da 48ª Mostra acontecerá no dia 16 de outubro, na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos), com a exibição de Maria Callas, longa no qual Angelina Jolie encarna a soprano greco-estadunidense. Dirigido por Pablo Larraín, o filme disputou o Leão de Ouro no Festival de Veneza 2024. A seguir, fique com outros destaques da programação!

LEIA MAIS
Festival Varilux 2024 :: Evento terá première brasileira de A Fanfarra (Exclusivo)
Cine Jardim 2024 :: Anunciados os integrantes dos júris oficial e da crítica
Festival de Biarritz 2024 :: Filmes brasileiros garantem prêmios

O vencedor do Festival de Cannes 2024 também está na seleção. Anora, de Sean Baker, levou a Palma de Ouro deste ano ao contar a história de uma garota de programa do Brooklyn, Nova York, que casa impulsivamente com o filho de um oligarca russo. Mas o seu conto de fadas é ameaçado quando a família dele quer anular o casamento. O projeto estadunidense integra a seção Perspectiva Internacional da 48ª Mostra. Também no mesmo programa está Dahomey, vencedor do Festival de Berlim 2024. Assinado pela realizadora francesa Mati Diop, o longa é uma produção franco-senegalesa que acompanha uma repatriação de artefatos históricos saqueados por colonizadores franceses em 1892. 

Anora, destaque da 48ª Mostra
Anora, destaque da 48ª Mostra

Na Mostra Brasil da 48ª Mostra, o destaque fica por conta de Ainda Estou Aqui, drama de Walter Salles. O filme, estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, é o representante brasileiro na busca por uma vaga no Oscar 2025. Aliás, especialistas dão conta que de há grandes chances do Brasil chegar à premiação com o filme.

Ainda Estou Aqui, filme que integra a Mostra Brasil da 48ª Mostra
Ainda Estou Aqui, filme que integra a Mostra Brasil da 48ª Mostra

A 48ª Mostra também contará com a seção tradicional Novos Diretores e novidades, como 1ª Mostrinha, destinada a filmes infantis, Centenário Marcello Mastroianni e Foco Índia. A seguir, fique com a vinheta especial do evento (produzida a partir de storyboards do cineasta indiano Satyajit Ray para o filme A Canção da Estrada, 1955) e, em seguida, a lista completa de selecionados.

Vídeo: Amir Admoni e Bruno Mazzilli
Trilha Sonora: André Abujamra, Marcio Nigro e Marcos Naza

PERSPECTIVA INTERNACIONAL

  • 2073 (2073), de Asif Kapadia (Reino Unido)
  • A Arte do Caos (Scorched Earth), de Thomas Arslan (Alemanha)
  • A Casa (La Casa), de Álex Montoya (Espanha)
  • A Cozinha (La Cocina), de Alonso Ruizpalacios (México, Estados Unidos)
  • A Lista (The List), de Hana Makhmalbaf (Irã, Afeganistão, Reino Unido)
  • A Morte Virá (Death Will Come), de Christoph Hochhäusler (Alemanha, Luxemburgo, Bélgica)
  • A Pedra Sonha Dar Flor (The Stone Dreams To Blossom), de Rodrigo Areias (Portugal)
  • A Piscina de Estímulos (The Stimming Pool), de The Neurocultures Collective, Benjamin Brown, Georgia Bradburn, Sam Chown-Ahern, Robin Elliott-Knowles, Lucy Walker, Steven Eastwood (Reino Unido)
  • A Prisioneira de Bordeaux (Visiting Hours), de Patricia Mazuy (França)
  • A Redação (The Editorial Office), de Roman Bondarchuk (Ucrânia, Alemanha, Eslováquia, República Tcheca)
  • A Savana e a Montanha (Savanna and the Mountain), de Paulo Carneiro (Portugal, Uruguai)
  • A Testemunha (The Witness), de Nader Saeivar (Alemanha, Áustria)
  • Abelhas Cinzentas (Grey Bees), de Dmytro Moisiev (Ucrânia)
  • Abril, Verde, Amarelo (April, Green, Yellow), de Santiago Aulicino (Argentina)
  • Acima da Poeira (Above the Dust), de Wang Xiaoshuai (China, Holanda)
  • Agarra-Me Forte (Don’t You Let Me Go), de Ana Guevara, Leticia Jorge (Uruguai)
  • Ágora (Agora), de Ala Eddine Slim (Tunísia, França, Arábia Saudita)
  • Algo Velho, Algo Novo, Algo Emprestado (Something Old, Something New, Something Borrowed), de Hernán Rosselli (Argentina, Espanha, Portugal)
  • Anora (Anora), de Sean Baker (Estados Unidos)
  • Antídoto (Antidote), de James Jones (Reino Unido)
  • Ao Contrário (The Other Way Around), de Jonas Trueba (Espanha, França)
  • Aqui as Crianças Não Brincam Juntas (Here Children Do Not Play Together), de Mohsen Makhmalbaf (Irã, Reino Unido)
  • Árvores que Eu Me Lembro (Trees I Remember), de Erhan Tuncer (Turquia)
  • As Armas de Plástico (Plastic Guns), de Jean-Christophe Meurisse (França)
  • As Pessoas do Lado (My New Friends), de André Téchiné (França)
  • Através do Fluxo (By The Stream), de Hong Sang-soo (Coreia do Sul)
  • Between the Temples (Between the Temples), de Nathan Silver (Estados Unidos)
  • Bogangloch (Bogancloch), de Ben Rivers (Reino Unido, Alemanha, Islândia)
  • Breves Horas da Noite (Small Hours of the Night), de Daniel Hui (Singapura)
  • Cartas da Sicília (Sicilian Letters), de Fabio Grassadonia, Antonio Piazza (Itália, França)
  • Cartas Telepáticas (Telepathic Letters), de Edgar Pêra (Portugal)
  • Cuidando da Minha Filha (Concerning My Daughter), de Lee Mi-Rang (Coreia do Sul)
  • Cultivando a Revolução (Farming the Revolution), de Nishtha Jain, Akash Basumatari (Índia, França, Noruega)
  • Da Última Sombra à Primeira Luz (Last Shadow at First Light), de Nicole Midori Woodford (Singapura, Eslovênia, Filipinas, Indonésia)
  • Dahomey (Dahomey), de Mati Diop (Senegal, Benim, França)
  • De Hilde, Com Amor (From Hilde, With Love), de Andreas Dresen (Alemanha)
  • Demba (Demba), de Mamadou Dia (Senegal, Alemanha, Catar)
  • Depois da Guerra (Afterwar), de Birgitte Staermose (Dinamarca, Kosovo, Finlândia, Suécia)
  • Desfazendo o Tempo (Undoing Time), de Li Pu (China)
  • Dias de Verão (Summertime), de Mahmoud Kalari (Irã)
  • Dying: A Última Sinfonia (Dying), de Matthias Glasner (Alemanha)
  • É Apenas um Adeus (So Long), de Guillaume Brac (França)
  • Entre Piadas e Cigarros (Jokes & Cigarettes), de David Trueba (Espanha)
  • Era (Era), de Veniamin Ilyassov (Rússia)
  • Espermageddon (Spermageddon), de Rasmus A. Sivertsen, Tommy Wirkola (Noruega)
  • Esta Minha Vida (This Life of Mine), de Sophie Fillières (França)
  • Estrangeiro (Stranger), de Zhengfan Yang (Estados Unidos, China, Holanda, Noruega, França)
  • Eu Sou Nevenka (I Am Nevenka), de Iciar Bollain (Espanha, Itália)
  • Falando com Rios (Talking With Rivers), de Mohsen Makhmalbaf (Irã, Reino Unido)
  • Fantosmia (Phantosmia), de Lav Diaz (Filipinas)
  • Favoriten (Favoriten), de Ruth Beckermann (Áustria)
  • Fiscal da Felicidade (Agent of Happiness), de Arun Bhattarai, Dorottya Zurbó (Butão, Hungria, Estados Unidos)
  • Flores da Ucrânia (Flowers of Ukraine), de Adelina Borets (Ucrânia, Polônia)
  • Gaucho Gaucho (Gaucho Gaucho), de Michael Dweck, Gregory Kershaw (Estados Unidos, Argentina)
  • Grand Tour (Grand Tour), de Miguel Gomes (Portugal, Itália, França)
  • Hammarskjöld: Luta Pela Paz (Hammarskjöld – Fight For Peace), de Per Fly (Suécia)
  • Happy (Happy), de Sandeep Kumar (Áustria)
  • Harvest (Harvest), de Athina Rachel Tsangari (Reino Unido, Alemanha, Grécia, França, Estados Unidos)
  • I Saw the TV Glow (I Saw the TV Glow), de Jane Schoenbrun (Estados Unidos)
  • Israel Palestina na TV Sueca 1958-1989 (Israel Palestine On Swedish TV 1958-1989), de Göran Hugo Olsson (Suécia, Finlândia, Dinamarca)
  • Jean Cocteau (Jean Cocteau), de Lisa Immordino Vreeland (Estados Unidos)
  • Kalak (Kalak), de Isabella Eklöf (Dinamarca, Groenlândia, Suécia, Noruega, Finlândia, Holanda)
  • La Parra (The Rim), de Alberto Gracia (Espanha)
  • Lázaro à Noite (Lázaro at Night), de Nicolas Pereda (México, Canadá)
  • Levados pelas Marés (Caught by the Tides), de Jia Zhangke (China)
  • Love (Love), de Dag Johan Haugerud (Noruega)
  • Lua (Moon), de Kurdwin Ayub (Áustria)
  • Luz Fantasma (Ghostlight), de Kelly O’sullivan, Alex Thompson (Estados Unidos)
  • Makamisa: O Fantasma da Vingança (Makamisa: Phantasm of Revenge), de Khavn (Filipinas, Alemanha)
  • Maldoror (Maldoror), de Fabrice Du Welz (Bélgica, França)
  • Mamífera (Mamifera), de Liliana Torres (Espanha)
  • Marco, a Verdade Inventada (Marco, the Invented Truth), de Aitor Arregi, Jon Garaño (Espanha)
  • Maria Callas (Maria), de Pablo Larraín (Itália, Alemanha, Estados Unidos)
  • Maydegol (Maydegol), de Sarvnaz Alambeigi (Irã, Alemanha, França)
  • Michel Gondry: Faça Você Mesmo! (Michel Gondry – Do It Yourself!), de François Nemeta (França)
  • Minha Querida Família (My Darling Family), de Isild Le Besco (França)
  • Miniaturas Cósmicas (Cosmic Miniatures), de Alexander Kluge (Alemanha)
  • Misericórdia (Misericordia), de Alain Guiraudie (França, Espanha, Portugal)
  • Morichales (Morichales), de Chris Gude (Estados Unidos, Colômbia)
  • Nada em Seu Lugar (Nothing In Its Place), de Burak Çevik (Turquia, Alemanha, Coreia do Sul)
  • O Banho do Diabo (The Devil`s Bath), de Severin Fiala, Veronika Franz (Alemanha, Áustria)
  • O Brutalista (The Brutalist), de Brady Corbet (Reino Unido)
  • O Homem Magnético (The Magnet Man), de Gust Van Den Berghe (Bélgica, Luxemburgo, Holanda)
  • O Legado de Pandora (Pandora’s Legacy), de Angela Christlieb (Áustria)
  • O Pardal na Chaminé (The Sparrow in the Chimney), de Ramon Zürcher (Suíça)
  • O Pior Homem de Londres (The Worst Man in London), de Rodrigo Areias (Portugal)
  • O Planeta Silencioso (The Silent Planet), de Jeffrey St. Jules (Canadá)
  • O Que Queríamos Ser (What We Wanted To Be), de Alejandro Agresti (Argentina, França)
  • O Senhor dos Mortos (The Shrouds), de David Cronenberg (França, Canadá)
  • Oito Cartões-Postais da Utopia (Eight Postcards From Utopia), de Radu Jude, Christian Ferencz-Flatz (Romênia)
  • Olhe nos Meus Olhos (Look Into My Eyes), de Lana Wilson (Estados Unidos)
  • Ondas (Waves), de Jirí Mádl (República Tcheca)
  • Os Apartamentos (The Flats), de Alessandra Celesia (França, Bélgica, Irlanda, Reino Unido)
  • Os Demônios do Amanhecer (Demons at Dawn), de Julián Hernández (México)
  • Os Malditos (The Damned), de Roberto Minervini (Itália, Estados Unidos, Bélgica)
  • Os Vislumbres (Glimmers), de Pilar Palomero (Espanha)
  • Pavements (Pavements), de Alex Ross Perry (Estados Unidos)
  • Pequenas Coisas Como Estas (Small Things Like These), de Tim Mielants (Irlanda, Bélgica, Estados Unidos)
  • Permanência em Lugar Nenhum (Abiding Nowhere), de Tsai Ming-Liang (Taiwan, Estados Unidos)
  • Persistente (Hard Shell), de Majid-Reza Mostafavi (Irã)
  • Por Que a Guerra? (Why War), de Amos Gitai (França, Suíça)
  • Quando a Folha da Nogueira Ficar Amarela (When the Walnut Leaves Turn Yellow), de Mehmet Ali Konar (Turquia)
  • Quando a Luz Arrebenta (When the Light Breaks), de Rúnar Rúnarsson (Islândia, Holanda, Croácia, França)
  • Respiração Fria (Cold Sigh), de Nahid Azizi Sedigh (Irã)
  • Salve Maria (Salve Maria), de Mar Coll (Espanha)
  • Samia (Samia), de Yasemin Samdereli (Itália, Alemanha, Bélgica)
  • Saturday Night: A Noite que Mudou a Comédia (Saturday Night), de Jason Reitman (Estados Unidos)
  • Segundo Prêmio (Saturn Return), de Isaki Lacuesta, Pol Rodríguez (Espanha, França)
  • Sex (Sex), de Dag Johan Haugerud (Noruega)
  • Shikun (Shikun), de Amos Gitai (França, Israel, Itália)
  • Sleep #2 (Sleep #2), de Radu Jude (Romênia)
  • Sobreviventes (The Survivors), de José Barahona (Portugal, Brasil)
  • Stella. Vítima e Culpada (Stella. A Life), de Kilian Riedhof (Alemanha, Austrália, Suíça, Reino Unido)
  • Super Feliz para Sempre (Super Happy Forever), de Kohei Igarashi (Japão, França)
  • Taxi Monamour (Taxi Monamour), de Ciro De Caro (Itália)
  • The Erl-King (The Erl-King), de Goran Radovanovic (Sérvia, Bulgária)
  • The Line (The Line), de Ethan Berger (Estados Unidos)
  • The Surfer (The Surfer), de Lorcan Finnegan (Austrália, Irlanda)
  • Through the Graves the Wind Is Blowing (Through the Graves the Wind Is Blowing), de Travis Wilkerson (Estados Unidos)
  • Tiguere (Tiger), de José Maria Cabral (República Dominicana)
  • Todas as Longas Noites (All the Long Nights), de Shô Miyake (Japão)
  • Trilogia Silenciosa (Silent Trilogy), de Juho Kuosmanen (Finlândia)
  • TWST: Things We Said Today (TWST: Things We Said Today), de Andrei Ujica (Romênia, França)
  • UBU (UBU), de Paulo Abreu (Portugal)
  • Um Pássaro Azul (A Blue Bird), de Ariel Rotter (Argentina, Uruguai)
  • Uma Terra Deixada para Trás (A Land Behind), de Yang Yishu (China)
  • Vermiglio (Vermiglio), de Maura Delpero (Itália, Bélgica, França)
  • Véspera de Natal em Millers Point (*Christmas Eve At Millers Point), de Tyler Taormina (Estados Unidos)
  • Vittoria (Vittoria), de Alessandro Cassigoli, Casey Kauffman (Itália)
  • Você Me Queima (You Burn Me), de Matías Piñeiro (Argentina, Espanha)
  • Who By Fire (Who By Fire), de Philippe Lesage (Canadá, França)
  • XXL (XXL), de Kim Ekberg, Sawandi Groskind (Suécia, Finlândia)
  • Zafari (Zafari), de Mariana Rondón (Peru, Brasil, México, França, Chile, República Dominicana, Venezuela)

COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES

  • 2035 (2035), de Jaein Park (Coreia do Sul)
  • 78 Dias (78 Days), de Emilija Gasic (Sérvia)
  • A Borda dos Sonhos (The Brink of Dreams), de Nada Riyadh, Ayman El Amir (Egito, França, Dinamarca, Catar, Arábia Saudita)
  • A Casa das Estações (House of the Seasons), de Jung Min Oh (Coreia do Sul)
  • A Filha do Meu Pai (My Father`s Daughter), de Egil Pedersen (Noruega, Suécia, Finlândia)
  • A Maioria das Pessoas Morre no Domingo (Most People Die on Sundays), de Lair Said (Argentina, Itália, Espanha)
  • A Mulher que Chora (The Woman Who Cries), de George Walker Torres (Brasil)
  • A Nossos Amigos (To Our Friends), de Adria Orr (Espanha, Portugal)
  • A Vida É uma Cadela (Life’s A Bitch), de Xavier Seron (Bélgica, França)
  • A Vila Perto do Paraíso (The Village Next to Paradise), de Mo Harawe (Áustria, França, Alemanha, Somália)
  • Abril (April), de Dea Kulumbegashvili (Geórgia, França, Itália)
  • Afogamento Seco (Drowning Dry), de Laurynas Bareiša (Lituânia, Letônia)
  • After Party (After Party), de Vojtech Strakatý (República Tcheca)
  • Água Salgada (Salt Water), de Steven Morales Pineda (Colômbia)
  • Arcadia (Arcadia), de Yorgos Zois (Grécia, Bulgária, Estados Unidos)
  • As Antiguidades (The Antique), de Rusudan Glurijdze (Geórgia, Finlândia, Suíça, Alemanha)
  • As Crianças Vermelhas (Red Path), de Lotfi Achour (Tunísia, França, Bélgica, Polônia, Arábia Saudita, Catar)
  • As Léguas (The Leagues), de Diego Fió (Argentina)
  • Balomania (Balomania), de Sissell Morell Dargis (Dinamarca, Espanha)
  • Bangarang (Bangarang), de Giulio Mastromauro (Itália)
  • Basileia (Basileia), de Isabella Torre (Itália, Suécia)
  • Bicho Monstro (Monster Story), de Germano de Oliveira (Brasil)
  • Blue Sun Palace (Blue Sun Palace), de Constance Tsang (Estados Unidos)
  • Boa Menina (Good One), de India Donaldson (Estados Unidos)
  • Boalândia (Boalândia), de Patrik Thomas, Mathias Reitz Zausinger (Alemanha, Brasil)
  • Breve História de uma Família (Brief History of a Family), de Lin Jianjie (China, França, Dinamarca, Catar)
  • Bumerangue (Boomerang), de Shahab Fotouhi (Alemanha, Irã)
  • Caçadores em um Campo Branco (Hunters on a White Field), de Sarah Gyllenstierna (Suécia)
  • Conduzindo Seus Pássaros (Leading Your Birds), de Takeru Ozaki (Japão)
  • Contos de Gaza (Gazan Tales), de Mahmoud Nabil Ahmed (Palestina, Tunísia)
  • Corações Jovens (Young Hearts), de Anthony Schatteman (Bélgica, Holanda)
  • Crickets, It’s Your Turn (Crickets, It’s Your Turn), de Olga Korotko (França, Cazaquistão)
  • Delírio (Delirio), de Alexandra Latishev Salazar (Costa Rica, Chile)
  • Deserto da Namíbia (Desert of Namibia), de Yoko Yamanaka (Japão)
  • Diários do Líbano (Diaries From Lebanon), de Myriam El Hajj (Líbano, França, Arábia Saudita)
  • Dispersora de Amantes (Mistress Dispeller), de Elizabeth Lo (China, Estados Unidos)
  • Don Goyo (Don Goyo), de Jorge Flores Velasco (Equador)
  • Eephus (Eephus), de Carson Lund (Estados Unidos, França)
  • Em Fuga (Elbow), de Asli Özarslan (Alemanha, Turquia, França)
  • Em Nome do Sangue (In the Name of Blood), de Akaki Popkhadze (França, Bélgica, Geórgia)
  • Enquanto Isso na Terra (Meanwhile On Earth), de Jeremy Clapin (França, Bélgica)
  • Escute as Vozes (Listen to the Voices), de Maxime Jean Baptiste (Guiana, Bélgica, França)
  • Estamos no Ar (We`re on Air), de Diogo Costa Amarante (Portugal)
  • Eu Vi Três Luzes Negras (I Saw Three Black Lights), de Santiago Lozano Álvarez (Colômbia, México, França, Alemanha)
  • Eu, Maryam, as Crianças e as Outras 26 Pessoas (Me, Maryam, the Children and 26 Others), de Farshad Hashemi (Irã, Alemanha)
  • Exibindo o Perdão (Exhibiting Forgiveness), de Titus Kaphar (Estados Unidos)
  • Familiar Touch (Familiar Touch), de Sarah Friedland (Estados Unidos)
  • Fenômenos Naturais (Natural Phenomena), de Marcos Díaz Sosa (Cuba, Argentina, França, México)
  • Flathead (Flathead), de Jaydon Martin (Austrália)
  • Fogo do Vento (Fire of Wind), de Marta Mateus (Portugal, Suíça, França)
  • Gafanhoto (Locust), de KEFF (Taiwan, Estados Unidos, França, Catar)
  • Garota por um Dia (Girl for a Day), de Jean-Claude Monod (França)
  • Golán (Golan), de Orlando Culzat (Colômbia)
  • Guerra da Porcelana (Porcelain War), de Brendan Bellomo, Slava Leontyev (Austrália, Estados Unidos, Ucrânia)
  • Hanami (Hanami), de Denise Fernandes (Suíça, Portugal, Cabo Verde)
  • Happy Holidays (Happy Holidays), de Scandar Copti (Palestina, Alemanha, França, Itália, Catar)
  • Henry Fonda para Presidente (Henry Fonda for President), de Alexander Horwath (Áustria, Alemanha)
  • Hollywoodgate (Hollywoodgate), de Ibrahim Nash’at (Alemanha, Estados Unidos)
  • Holy Cow (Holy Cow), de Louise Courvoisier (França)
  • Horizonte (Horizont), de César Augusto Acevedo (Colômbia, França, Luxemburgo, Chile, Alemanha)
  • Ilha do Açúcar (Sugar Island), de Johanné Gómez Terrero (República Dominicana, Espanha)
  • Intervenção (Moving Up), de Gustavo Ribeiro (Brasil)
  • Inverno Sem Fim (Endless Winter), de Nikolay Larionov (Rússia)
  • John Vardar vs A Galáxia, de Goce Cvetanovski (Croácia, Hungria, Bulgária, Macedônia do Norte, Sérvia)
  • Joqtau (Joqtau), de Aruan Anartay (Cazaquistão)
  • Julie Permanece em Silêncio (Julie Keeps Quiet), de Leonardo Van Dijl (Bélgica, Suécia)
  • La Pampa (Block Pass), de Antoine Chevrollier (França)
  • Lamentavelmente ao Amanhecer (Regretfully at Dawn), de Sivaroj Kongsakul (Tailândia, Singapura)
  • Lidando Com os Mortos (Handling the Undead), de Thea Hvistendahl (Noruega)
  • Linha Verde (Green Line), de Sylvie Ballyot (França, Líbano, Catar)
  • Mãe Mara (Mother Mara), de Mirjana Karanovic (Suíça, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Luxemburgo)
  • Matar um Cavalo Mongol (To Kill a Mongolian Horse), de Xiaoxuan Jiang (Malásia, Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão, Hong Kong)
  • Matriosca (Matryoshka), de Jorge Forero (Colômbia)
  • Memórias de um Caracol (Memoir of a Snail), de Adam Elliot (Austrália)
  • Meu Fantástico Estranho (My Wonderful Stranger), de Johanna Pyykkö (Noruega, Suécia, França)
  • Mi Bestia (Mi Bestia), de Camila Beltrán (Colômbia, França)
  • Não Chore, Borboleta (Don`t Cry, Butterfly), de Duong Dieu Linh (Vietnã, Singapura, Filipinas, Indonésia)
  • Não Nos Moverão (We Shall Not Be Moved), de Pierre Saint Martín
  • No Other Land (No Other Land), de Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham, Rachel Szor (Palestina, Noruega)
  • O Agrônomo (The Agronomist), de Martín Turnes (Argentina)
  • O Ano Novo que Nunca Veio (The New Year that Never Came), de Bogdan Muresanu (Romênia, Sérvia)
  • O Caso dos Estrangeiros (The Strangers’ Case), de Brandt Andersen (Jordânia)
  • O Cheiro do Leite Queimado (Smell of Burnt Milk), de Justine Bauer (Alemanha)
  • O Elemento de Yasmeen (Yasmeen’s Element), de Amman Abbasi (Paquistão, Estados Unidos)
  • O Maior Bocejo da História (The Great Yawn of History), de Aliyar Rasti (Irã)
  • O Mar ao Longe (Across the Sea), de Saïd Hamich Benlarbi (Marrocos, França, Bélgica)
  • O Navio Branco (The White Ship), de Inga Shepeleva (Rússia, França)
  • O Novo Amanhecer Desaparece (New Dawn Fades), de Gürcan Keltek (Turquia, Itália, Alemanha, Noruega, Holanda)
  • O Ouro e o Mundo (Gold Songs), de Ico Costa (França, Portugal)
  • O Vaqueiro (The Cowboy), de Emma Rozanski (Colômbia, Austrália)
  • O Vidreiro (The Glassworker), de Usman Riaz (Paquistão, Espanha)
  • Obrigado por Escolher o Nosso Banco (Thank You for Banking With Us), de Laila Abbas (Palestina, Alemanha)
  • Observadora (Gazer), de Ryan J. Sloan (Estados Unidos)
  • Os Maus Patriotas (The Bad Patriots), de Victor Fraga (Reino Unido)
  • Os Pequenos Amores (Little Loves), de Celia Rico (Espanha, França)
  • Os Tons Maiores (The Major Tones), de Ingrid Pokropek (Argentina, Espanha)
  • Outro (Else), de Thibault Emin (França, Bélgica)
  • Paul e Paulette Tomam um Banho (Paul and Paulette Take a Bath), de Jethro Massey (Reino Unido)
  • Pedro Páramo (Pedro Páramo), de Rodrigo Prieto (México)
  • Piano de Família (The Piano Lesson), de Malcolm Washington (Estados Unidos)
  • Que Deus Esteja Com Eles (In God They Trust), de Riss (França)
  • Reas (Reas), de Lola Arias (Argentina, Alemanha, Suíça)
  • Riviera (Riviera), de Orfeas Peretzis (Grécia, França)
  • Rocinante (Rosinante), de Baran Gündüzalp (Turquia)
  • Rock Bottom (Rock Bottom), de Maria Trénor (Espanha, Polônia)
  • Rumo a uma Terra Desconhecida (To a Land Unknown), de Mahdi Fleifel (Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Grécia, Holanda, Catar, Arábia Saudita, Palestina)
  • Russos na Guerra (Russians at War), de Anastasia Trofimova (Canadá, França)
  • S/he Is Still Her/e – O Documentário Oficial de Genesis P-Orridge (S/he Is Still Her/E – The Official Genesis P-Orridge Documentary), de David Charles Rodrigues (Estados Unidos)
  • Sabores do Iraque (Flavors of Iraq), de Léonard Cohen (França, Bélgica)
  • Sem Pagar Aluguel (Rent Free), de Fernando Andrés (Estados Unidos)
  • September Disse (September Says), de Ariane Labed (Irlanda, Alemanha, Reino Unido)
  • Shahid (Shahid), de Narges Kalhor (Alemanha)
  • Simón da Montanha (Simon of the Mountain), de Federico Luis (Argentina, Chile, Uruguai)
  • Sinfonia da Sobrevivência (Symphony of Survival), de Michel Coeli (Brasil)
  • Sob o Céu Cinzento (Under the Grey Sky), de Mara Tamkovich (Polônia)
  • Sob o Vulcão (Under the Volcano), de Damian Kocur (Polônia)
  • Sol de Inverno (My Sunshine), de Hiroshi Okuyama (Japão, França)
  • Sons (Sons), de Gustav Möller (Dinamarca, Suécia)
  • Sozinhos na Noite (Alone in the Night), de Guillermo Rojas (Espanha)
  • Sr (Sr), de Lea Hartlaub (Alemanha)
  • Sugarcane (Sugarcane), de Julian Brave NoiseCat, Emily Kassie (Canadá)
  • Sujo (Sujo), de Astrid Rondero, Fernanda Valadez (México, França, Estados Unidos)
  • Tempo de Ser Forte (Time to Be Strong), de Sun Namkoong (Coreia do Sul)
  • Tentigo (Tentigo), de Ilango Ram (Sri Lanka, Índia)
  • The Great Phuket (The Great Phuket), de Liu Yaonan (Hong Kong, China, França, Alemanha, Bélgica)
  • Todo Mundo (Ainda) Tem Problemas Sexuais (Everyone (Still) Has Problems With Sex), de Renata Paschoal (Brasil)
  • Três Dias de Pesca (Three Days of Fish), de Peter Hoogendoorn (Holanda, Bélgica)
  • Trilha dos Fantasmas (Ghost Trail), de Jonathan Millet (França, Alemanha, Bélgica)
  • Um Daqueles Dias em que Hemme Morre (One of Those Days When Hemme Dies), de Murat Firatoglu (Turquia)
  • Um Pouco Estrangeira (A Bit of a Stranger), de Svitlana Lishchynska (Ucrânia, Alemanha, Suécia)
  • Uma Luz Negra (A Dark Light), de Alberto Hayden (Chile)
  • Uma Terra em Chamas (A Fireland), de Mona Convert (França, Portugal)
  • Vira-Lata (Mongrel), de Chiang Wei Liang, You Qiao Yin (Taiwan, Singapura, França)

MOSTRA BRASIL

FOCO ÍNDIA :: RETROSPECTIVA SATYAJIT RAY

  • A Canção da Estrada (Song of the Little Road), de Satyajit Ray
  • A Esposa Solitária (The Lonely Wife), de Satyajit Ray
  • A Grande Cidade (The Big City), de Satyajit Ray
  • O Covarde (The Coward), de Satyajit Ray
  • O Herói (The Hero), de Satyajit Ray
  • O Invencível (The Unvanquished), de Satyajit Ray
  • O Mundo de Apu (Apur Sansar), de Satyajit Ray

FOCO ÍNDIA :: PERSPECTIVA INTERNACIONAL

  • Gulmohar (Gulmohar), de Rahul V. Chittella
  • Noturnos (Nocturnes), de Anupama Srinivasan, Anirban Dutta
  • O Catador de Sonhos (Scavenger of Dreams), de Suman Ghosh
  • Roubado (Stolen), de Karan Tejpal

FOCO ÍNDIA :: COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES

  • A Fábula (The Fable), de Raam Reddy
  • A Garota Adamante (The Adamant Girl), de Vinothraj PS
  • Até que Eu Voe (Until I Fly), de Kanishka Sonthalia, Siddesh Shetty
  • Celestina & Lawrence (Celestina & Lawrence), de Vikram Kumar
  • Dilli Dark (Dilli Dark), de Dibakar Das Roy
  • E, Em Direção a Becos Felizes (And, Towards Happy Alleys), de Sreemoyee Singh
  • Em Retiro (In Retreat), de Maisam Ali
  • Marchando na Escuridão (Marching in the Dark), de Kinshuk Surjan
  • Na Barriga de um Tigre (In the Belly of a Tiger), de Siddhartha Jatla
  • Naangal (Naangal), de Avinash Prakash
  • Segunda Chance (Second Chance), de Subhadra Mahajan
  • Sister Midnight (Sister Midnight), de Karan Kandhari
  • O Trator (Tractor), de Ramesh Yanthra
  • Tudo que Imaginamos Como Luz (All We Imagine as Light), de Payal Kapadia

RETROSPECTIVA MICHEL KHLIEFI

  • A Memória Fértil (Fertile Memory), de Michel Khliefi (Bélgica, Palestina)
  • Núpcias na Galiléia (Wedding in Galilee), de Michel Khleifi (Palestina, Bélgica, França)
  • O Conto das Três Jóias Perdidas (Tale of the Three Jewels), de Michel Khleifi (Palestina, Bélgica, Reino Unido)

CENTENÁRIO MARCELLO MASTROIANNI

  • Marcello Mio (Marcello Mio), de Christophe Honoré (França, Itália)
  • O Apicultor (The Beekeeper), de Theo Angelopoulos (Grécia, França, Itália)
  • Olhos Negros (Dark Eyes), de Nikita Mikhalkov (Itália, Rússia)
  • Três Vidas e Só Uma Morte (Three Lives and Only One Death), de Raúl Ruiz (França, Portugal)
  • Um Homem em Estado… Interessante (A Slightly Pregnant Man), de Jacques Demy (França, Itália)
  • Viagem ao Princípio do Mundo (Journey to the Beginning of the World), de Manoel de Oliveira (Portugal, França)

FILMES RESTAURADOS

  • Brincando nos Campos do Senhor (At Play in the Fields of the Lord), de Hector Babenco (Brasil, Estados Unidos)
  • Capitães de Abril (Capitães de Abril), de Maria de Medeiros (Portugal)
  • Onda Nova: Gayvotas Futebol Clube (Onda Nova), de Ícaro (Francisco) C. Martins, José Antonio Garcia (Brasil)
  • Paris, Texas (Paris, Texas), de Wim Wenders (Alemanha, França)
  • Os Educadores (The Edukators), de Hans Weingartner (Alemanha, Áustria)
  • Também Somos Irmãos (Também Somos Irmãos), de José Carlos Burle (Brasil)
  • Tokyo Melody: Um Filme Sobre Ryuichi Sakamoto (Tokyo Melody: A Film About Ryuichi Sakamoto), de Elizabeth Lennard (Japão, França)
  • Um É Pouco, Dois É Bom (One Is Few, Two Would Fill), de Odilon Lopez (Brasil)

HOMENAGENS

  • Ernest Cole: Achados e Perdidos (Ernest Cole: Lost And Found), de Raoul Peck (França, Estados Unidos)
  • Abismu (Abismu), de Rogério Sganzerla (Brasil)

APRESENTAÇÃO ESPECIAL

  • Alegoria Urbana (An Urban Alegory), de Alice Rohrwacher (França)
  • Aqueles Dias (Aqueles Dias), de Hélio Goldsztejn (Brasil)
  • Auto de Vitória (Auto de Vitória), de Geraldo Sarno (Brasil)
  • Cine-Olho (Kino-Eye), de Dziga Vertov (Rússia)
  • Kino-Pravda Nº 20 (Kino-Pravda Nº 20), de Dziga Vertov
  • Não Sou Eu (It’s Not Me), de Leos Carax (França)
  • Onze Futuros: Berlinale Encontra o Futebol (Eleven Tomorrows: Berlinale Meets Football), de Maximilian Bungarten, Anna-Maria Dutoit, Kilian Armando Friedrich, Indira Geisel, Eva Gemmer, Felix Herrmann, Hannah Jandl, Justina Jürgensen, Hilarija Lo?mele, Daniela Magnani Hüller, Sophie Mühe, Camille Tricaud, Marie Zrenner (Alemanha)
  • Ordem Moral (Moral Order), de Mário Barroso (Portugal)
  • Os Quatro da Candelária (Children of the Church Steps), de Luis Lomenha, Márcia Faria (Brasil)
  • Relatos Selvagens (Wild Tales), de Damián Szifrón (Argentina, Espanha)
  • Restos do Vento (Remains of the Wind), de Tiago Guedes (Portugal)
  • Se Me Permite (Se Posso Permettermi), de Marco Bellocchio (Itália)
  • Se Me Permite: Capítulo II (May I Say? Chapter Two), de Marco Bellocchio (Itália)
  • Surdina (Surdine), de Rodrigo Areias (Portugal)
  • Viva O Cinema! Uma História da Mostra de São Paulo (Viva O Cinema! Uma História da Mostra de São Paulo), de Marina Person, Gustavo Rosa de Moura (Brasil)

1ª MOSTRINHA

  • A Raposa e a Lebre Salvam a Floresta (Fox and Hare Save the Forest), de Mascha Halberstad (Holanda, Luxemburgo, Bélgica)
  • Abá e Sua Banda (Abah and His Band), de Humberto Avelar (Brasil)
  • Adam Muda Lentamente (When Adam Changes), de Joël Vaudreuil (Canadá)
  • An Almost Christmas Story (An Almost Christmas Story), de David Lowery (Estados Unidos)
  • Angelo na Floresta Misteriosa (Into The Wonderwoods), de Vincent Paronnaud, Alexis Ducord (França)
  • Arca de Noé (Noah’s Ark), de Sérgio Machado, Alois Di Leo (Brasil, Índia)
  • Boong (Boong), de Lakshmipriya Devi (Índia)
  • Castelo Rá-Tim-Bum (Castelo Rá-Tim-Bum), de Cao Hamburger (Brasil)
  • Castelo Rá-Tim-Bum: O Filme (Castelo Rá-Tim-Bum: O Filme), de Cao Hamburger (Brasil)
  • Fiebre (Fever), de Elisa Eliash (Chile)
  • Kummatty (Kummatty), de Govindan Aravindan (Índia)
  • Nayola, em Busca da Minha Ancestralidade (Nayola), de José Miguel Ribeiro (Portugal, Bélgica, França, Holanda)
  • O Grande Natal dos Animais (Animal Tales of Christmas Magic), de Camille Almeras, Caroline Attia, Ceylan Beyoglu, Haruna Kishi, Natalia Chernysheva, Olesya Shchukina (França)
  • O Menino Maluquinho: O Filme (The Nutty Boy: A Film), de Helvécio Ratton (Brasil)
  • O Menino Maluquinho 2: A Aventura (The Nutty Boy 2), de Fernando Meirelles (Brasil)
  • O Serviço de Entregas da Kiki (Kiki’s Delivery Service), de Hayao Miyazaki (Japão)
  • Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar (Ponyo on the Cliff by the Sea), de Hayao Miyazaki (Japão)
  • Totto-Chan: A Menina na Janela (Totto-Chan: The Little Girl at the Window), de Shinnosuke Yakuwa (Japão)
  • Um Barco no Jardim (A Boat in the Garden), de Jean-François Laguionie (Luxemburgo, França)
  • Vencedores (Winners), de Soleen Yusef (Alemanha)
  • Vivendo em Excesso (Living Large), de Kristina Dufková (República Tcheca, Eslováquia, França)

REALIDADE VIRTUAL

  • 40 Dias Sem o Sol (40 Days Without the Sun), de João Carlos Furia (Brasil)
  • A Simple Silence (A Simple Silence), de Craig Quintero (Taipei)
  • Bem-Vindes (Bem-Vindes), de Tadeu Jungle (Brasil)
  • Cativeiro (Cativeiro), de Tadeu Jungle (Brasil)
  • Eu Sou Você (Eu Sou Você), de Tadeu Jungle (Brasil)
  • Fazedores de Floresta (Forest Makers), de Tadeu Jungle (Brasil)
  • Fogo na Floresta (Fire in the Forest), de Tadeu Jungle (Brasil)
  • Mamie Lou (Mamie Lou), de Isabelle Andreani (França, Luxemburgo)
  • Maravilhas Naturais do Brasil (Maravilhas Naturais do Brasil), de Tadeu Jungle (Brasil)
  • Mirror (Mirror), de Wu De-Chuen (Taiwan)
  • Ocupação Mauá (Ocupação Mauá), de Tadeu Jungle (Brasil)
  • Oto’s Planet (Oto’s Planet), de Gwenael François (Luxemburgo, Canadá, França)
  • Rio de Lama (River of Mud), de Tadeu Jungle (Brasil)
  • The Art of Change (The Art of Change), de Simone Fougnier, Vincent Rooijers (Itália, Holanda, EUA)

CONFIRA TAMBÉM
Podcast Papo de Cinema
(YouTube e principais players de áudio)

Gostou do conteúdo sobre a 48ª Mostra? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *