Mostra SP 2024 :: Confira filmes selecionados para a 48ª edição!
Publicado por
Victor Hugo Furtado
A seleção da 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, enfim, foi revelada. Em 2024, o mais importante festival de cinema do Brasil contará com 415 filmes, de 82 países, que serão exibidos em 29 salas de cinema espalhadas pela capital paulista.
A abertura da 48ª Mostra acontecerá no dia 16 de outubro, na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos), com a exibição de Maria Callas, longa no qual Angelina Jolie encarna a soprano greco-estadunidense. Dirigido por Pablo Larraín, o filme disputou o Leão de Ouro no Festival de Veneza 2024. A seguir, fique com outros destaques da programação!
O vencedor do Festival de Cannes 2024 também está na seleção. Anora, de Sean Baker, levou a Palma de Ouro deste ano ao contar a história de uma garota de programa do Brooklyn, Nova York, que casa impulsivamente com o filho de um oligarca russo. Mas o seu conto de fadas é ameaçado quando a família dele quer anular o casamento. O projeto estadunidense integra a seção Perspectiva Internacional da 48ª Mostra. Também no mesmo programa está Dahomey, vencedor do Festival de Berlim 2024. Assinado pela realizadora francesaMati Diop, o longa é uma produção franco-senegalesa que acompanha uma repatriação de artefatos históricos saqueados por colonizadores franceses em 1892.
A 48ª Mostra também contará com a seção tradicional Novos Diretores e novidades, como 1ª Mostrinha, destinada a filmes infantis, Centenário Marcello Mastroianni e Foco Índia. A seguir, fique com a vinheta especial do evento (produzida a partir de storyboards do cineasta indiano Satyajit Ray para o filme A Canção da Estrada, 1955) e, em seguida, a lista completa de selecionados.
Vídeo: Amir Admoni e Bruno Mazzilli Trilha Sonora: André Abujamra, Marcio Nigro e Marcos Naza
PERSPECTIVA INTERNACIONAL
2073 (2073), de Asif Kapadia (Reino Unido)
A Arte do Caos (Scorched Earth), de Thomas Arslan (Alemanha)
A Casa (La Casa), de Álex Montoya (Espanha)
A Cozinha (La Cocina), de Alonso Ruizpalacios (México, Estados Unidos)
A Lista (The List), de Hana Makhmalbaf (Irã, Afeganistão, Reino Unido)
A Morte Virá (Death Will Come), de Christoph Hochhäusler (Alemanha, Luxemburgo, Bélgica)
A Pedra Sonha Dar Flor (The Stone Dreams To Blossom), de Rodrigo Areias (Portugal)
A Piscina de Estímulos (The Stimming Pool), de The Neurocultures Collective, Benjamin Brown, Georgia Bradburn, Sam Chown-Ahern, Robin Elliott-Knowles, Lucy Walker, Steven Eastwood (Reino Unido)
A Prisioneira de Bordeaux (Visiting Hours), de Patricia Mazuy (França)
A Redação (The Editorial Office), de Roman Bondarchuk (Ucrânia, Alemanha, Eslováquia, República Tcheca)
A Savana e a Montanha (Savanna and the Mountain), de Paulo Carneiro (Portugal, Uruguai)
A Testemunha (The Witness), de Nader Saeivar (Alemanha, Áustria)
Abelhas Cinzentas (Grey Bees), de Dmytro Moisiev (Ucrânia)
Abril, Verde, Amarelo (April, Green, Yellow), de Santiago Aulicino (Argentina)
Acima da Poeira (Above the Dust), de Wang Xiaoshuai (China, Holanda)
Agarra-Me Forte (Don’t You Let Me Go), de Ana Guevara, Leticia Jorge (Uruguai)
Ágora (Agora), de Ala Eddine Slim (Tunísia, França, Arábia Saudita)
Piano de Família (The Piano Lesson), de Malcolm Washington (Estados Unidos)
Que Deus Esteja Com Eles (In God They Trust), de Riss (França)
Reas (Reas), de Lola Arias (Argentina, Alemanha, Suíça)
Riviera (Riviera), de Orfeas Peretzis (Grécia, França)
Rocinante (Rosinante), de Baran Gündüzalp (Turquia)
Rock Bottom (Rock Bottom), de Maria Trénor (Espanha, Polônia)
Rumo a uma Terra Desconhecida (To a Land Unknown), de Mahdi Fleifel (Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Grécia, Holanda, Catar, Arábia Saudita, Palestina)
Russos na Guerra (Russians at War), de Anastasia Trofimova (Canadá, França)
S/he Is Still Her/e – O Documentário Oficial de Genesis P-Orridge (S/he Is Still Her/E – The Official Genesis P-Orridge Documentary), de David Charles Rodrigues (Estados Unidos)
Sabores do Iraque (Flavors of Iraq), de Léonard Cohen (França, Bélgica)
Sem Pagar Aluguel (Rent Free), de Fernando Andrés (Estados Unidos)
September Disse (September Says), de Ariane Labed (Irlanda, Alemanha, Reino Unido)
Shahid (Shahid), de Narges Kalhor (Alemanha)
Simón da Montanha (Simon of the Mountain), de Federico Luis (Argentina, Chile, Uruguai)
Sinfonia da Sobrevivência (Symphony of Survival), de Michel Coeli (Brasil)
Sob o Céu Cinzento (Under the Grey Sky), de Mara Tamkovich (Polônia)
Sob o Vulcão (Under the Volcano), de Damian Kocur (Polônia)
Sol de Inverno (My Sunshine), de Hiroshi Okuyama (Japão, França)
Sons (Sons), de Gustav Möller (Dinamarca, Suécia)
Sozinhos na Noite (Alone in the Night), de Guillermo Rojas (Espanha)
Sr (Sr), de Lea Hartlaub (Alemanha)
Sugarcane (Sugarcane), de Julian Brave NoiseCat, Emily Kassie (Canadá)
Sujo (Sujo), de Astrid Rondero, Fernanda Valadez (México, França, Estados Unidos)
Tempo de Ser Forte (Time to Be Strong), de Sun Namkoong (Coreia do Sul)
Tentigo (Tentigo), de Ilango Ram (Sri Lanka, Índia)
The Great Phuket (The Great Phuket), de Liu Yaonan (Hong Kong, China, França, Alemanha, Bélgica)
Todo Mundo (Ainda) Tem Problemas Sexuais (Everyone (Still) Has Problems With Sex), de Renata Paschoal (Brasil)
Três Dias de Pesca (Three Days of Fish), de Peter Hoogendoorn (Holanda, Bélgica)
Trilha dos Fantasmas (Ghost Trail), de Jonathan Millet (França, Alemanha, Bélgica)
Um Daqueles Dias em que Hemme Morre (One of Those Days When Hemme Dies), de Murat Firatoglu (Turquia)
Um Pouco Estrangeira (A Bit of a Stranger), de Svitlana Lishchynska (Ucrânia, Alemanha, Suécia)
Uma Luz Negra (A Dark Light), de Alberto Hayden (Chile)
Uma Terra em Chamas (A Fireland), de Mona Convert (França, Portugal)
Vira-Lata (Mongrel), de Chiang Wei Liang, You Qiao Yin (Taiwan, Singapura, França)
Onze Futuros: Berlinale Encontra o Futebol (Eleven Tomorrows: Berlinale Meets Football), de Maximilian Bungarten, Anna-Maria Dutoit, Kilian Armando Friedrich, Indira Geisel, Eva Gemmer, Felix Herrmann, Hannah Jandl, Justina Jürgensen, Hilarija Lo?mele, Daniela Magnani Hüller, Sophie Mühe, Camille Tricaud, Marie Zrenner (Alemanha)
Ordem Moral (Moral Order), de Mário Barroso (Portugal)
Os Quatro da Candelária (Children of the Church Steps), de Luis Lomenha, Márcia Faria (Brasil)
Relatos Selvagens (Wild Tales), de Damián Szifrón (Argentina, Espanha)
Restos do Vento (Remains of the Wind), de Tiago Guedes (Portugal)
Se Me Permite (Se Posso Permettermi), de Marco Bellocchio (Itália)
Se Me Permite: Capítulo II (May I Say? Chapter Two), de Marco Bellocchio (Itália)
Surdina (Surdine), de Rodrigo Areias (Portugal)
Viva O Cinema! Uma História da Mostra de São Paulo (Viva O Cinema! Uma História da Mostra de São Paulo), de Marina Person, Gustavo Rosa de Moura (Brasil)
1ª MOSTRINHA
A Raposa e a Lebre Salvam a Floresta (Fox and Hare Save the Forest), de Mascha Halberstad (Holanda, Luxemburgo, Bélgica)
Abá e Sua Banda (Abah and His Band), de Humberto Avelar (Brasil)
Adam Muda Lentamente (When Adam Changes), de Joël Vaudreuil (Canadá)
An Almost Christmas Story (An Almost Christmas Story), de David Lowery (Estados Unidos)
Angelo na Floresta Misteriosa (Into The Wonderwoods), de Vincent Paronnaud, Alexis Ducord (França)
Kummatty (Kummatty), de Govindan Aravindan (Índia)
Nayola, em Busca da Minha Ancestralidade (Nayola), de José Miguel Ribeiro (Portugal, Bélgica, França, Holanda)
O Grande Natal dos Animais (Animal Tales of Christmas Magic), de Camille Almeras, Caroline Attia, Ceylan Beyoglu, Haruna Kishi, Natalia Chernysheva, Olesya Shchukina (França)
Gostou do conteúdo sobre a 48ª Mostra? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais!
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br