49º Festival de Gramado :: Abertas as inscrições para curtas e longas-metragens

Publicado por
Marcelo Müller

Um dos mais tradicionais eventos cinematográficos do Brasil, o Festival de Cinema de Gramado acaba de dar largada à sua 49ª edição, programada para acontecer entre 13 e 21 de agosto de 2021. Foram abertas as inscrições para curtas e longas-metragens. Elas podem ser feitas até o dia 18 de abril, via formulário hospedado aqui. Portanto, cineastas brasileiros e ibero-americanos que possuírem filmes prontinhos para serem exibidos, ainda inéditos em circuito brasileiro (para longas nacionais e estrangeiros) e não exibidos regionalmente (para curtas), essa é uma oportunidade de ouro. Entre os outros pré-requisitos para concorrer a uma vaga nesse prestigiado palco, mínimo de 70 minutos para longas e máximo de 20 minutos para curtas. Excepcionalmente, por conta da pandemia da Covid-19, poderão participar filmes concluídos a partir de 1º de maio de 2019, ou seja, inscritos e não selecionados para a edição 2020 poderão se inscrever novamente.

LEIA MAIS
Amazon Studios abre inscrições para fundo de auxílio a profissionais do audiovisual
8º CineSerra abre inscrições para filmes do Rio Grande do Sul até 31 de março
CineOP e CineBH abrem inscrições unificadas para edições virtuais em 2021

Sediado na cidade de Gramado, na serra gaúcha, um dos destinos turísticos mais concorridos do Brasil, o Festival de Cinema de Gramado é realizado desde 1973. Em 2020, por conta da pandemia, foi necessário organizar uma versão totalmente remota, com filme exibidos na televisão fechada e atividades complementares acontecendo via internet. Ainda não há qualquer informação por parte dos organizadores que confirme o formato do evento em 2021, mas difícil imaginar em algo mesmo parcialmente presencial, dada a atual crise de saúde que abala o Brasil e faz do Rio Grande do Sul um dos epicentros continentais da doença. Fique ligado por aqui para mais informações.

Foto: Edison Vara
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.