Todo amante da sétima arte tem alguma noção da dificuldade que é criar um vídeo de qualidade, ainda que seja um corte curto ou uma pequena gravação amadora para publicar nas redes sociais.
Felizmente, o que não faltam são recursos para deixar as filmagens mais simples com um ar profissional. Caso esse seja o seu interesse, separamos algumas dicas que podem te auxiliar neste processo, confira abaixo:
Procure por ângulo inovadores
A menos que você seja o renomado cineasta Wes Anderson, não há razão para você manter o seu apreço por ângulos simples onde o objeto está simetricamente posicionado no centro do quadro.
Ousar nos ângulos de enquadramentos garante ao vídeo um ar inovador, por isso, deixe a criatividade fluir. Ou seja, filme a partir do solo, de cima para baixo, ou até mesmo com o enquadramento inclinado, e depois procure por uma montagem interessante, o que nos leva a próxima dica.
Brinque com as transições
Essa dica já é até um pouco batida, afinal, é assim que uma série de influenciadores do TikTok fazem sucesso, gravando coisas triviais onde o grande destaque do vídeo são as transições.
Dependendo da sua intenção, não há a necessidade de criar transições tão bruscas, basta pensar em algo mais simples e transmitir a sua intenção com o vídeo. Um elemento de transição que nunca falha é o recurso do time lapse para indicar a passagem de tempo.
Tenha mais apreço com a edição
Utilizar um editor de vídeo que permite a inserção de uma série de recursos com trilha sonora, transições, correção de cores, dentre outras possibilidades, dão ao conteúdo um ar extremamente profissional.
Caso você não tenha prática com editores de vídeo, uma dica interessante é utilizar uma plataforma online, assim não há a necessidade de instalar nada no computador, e optar por serviços que oferecem o recurso de contar com templates prontos, que facilitam grande parte dos processos.
Não se esqueça da trilha sonora
Ainda que o vídeo seja importante, a trilha de áudio é algo extremamente relevante para garantir o ar profissional da produção, criando o clima para o vídeo e garantindo a atenção e a interação desejada do espectador.
Por isso, opte sempre pela trilha que adicione o clima que você deseja para o seu filme. Uma dica especial quando a intenção é adicionar humor à gravação é, além da trilha, adicionar efeitos sonoros, como a tradicional claque de risadas utilizadas em “Chaves” e “Chapolin” ou até mesmo efeitos de pancadas ao melhor estilo “Os Três Patetas”.
Busque por inspirações
Caso a criatividade não seja o seu ponto forte, ou você acredita que as suas filmagens são inovadoras demais para serem compreendidas, não há nada de mal em buscar por inspirações, afinal, até os mais renomados cineastas fazem isso.
Neste caso, a dica é se inspirar em clássicos, assim é mais simples das pessoas notarem o ar mais profissional da sua gravação. Por exemplo, caso a ideia seja fazer uma revelação surpreendente, uma excelente alternativa é recriar algo similar a clássica virada de cadeira para a revelação de Norma Bates em “Psicose”.
Agora que você já sabe como transformar as suas produções para as redes sociais como obras que vão para as gigantes telas de cinema, basta colocar a dica em prática e demonstrar o seu amor pela sétima arte de todas as formas.
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Podcast #179 :: Oscar 2025 (Indicados) - 23 de janeiro de 2025
- A Vida Secreta de Meus Três Homens - 23 de janeiro de 2025
- Resumo da Ópera - 23 de janeiro de 2025
Deixe um comentário