O evento surgiu da necessidade de unir dois povos que se desconhecem, mas tem muito em comum, através do cinema. Além de promover a cultura brasileira na China, beneficia a produção audiovisual no Brasil, com maior circulação do filme e forte repercussão internacional.
A 1ª edição foi realizada em Beijing em 2010 e desde então se expandiu para Shanghai. O festival leva anualmente mais de 6 mil pessoas aos cinemas em um país com uma cota de tela mínima para filmes estrangeiros.O evento já promoveu shows, bate-papo de produtores com alunos de cinema e profissionais da indústria e exposições de cartazes de ilustradores brasileiros.
O 5º Festival de Cinema Brasileiro contará com a exibição de 7 longas e 3 curtas durante os 10 dias de duração, votação do melhor filme escolhido pelo público e júri, evento de abertura nas duas cidades, seminários e debates com o público, além de exibição em cinemas, na Academia de Cinema da Universidade de Fudan em Shanghai e na Academia de Cinema de Beijing, a maior escola de cinema da Ásia.
O festival contará com a presença de Alice Braga, que irá à China acompanhada do diretor Felipe Braga para a exibição do longa Latitudes, título que a atriz também produz. O filme foi lançado no formato de uma websérie e estreou nos cinemas brasileiros em fevereiro de 2014.
O BRAPEQ estará em Beijing entre dia 27 de novembro e 2 de dezembro, e em Shangai entre o dia 4 e 7 de dezembro. Confira a lista completa de longas selecionados para o festival deste ano:
Mais informações: http://www.brapeq.com.cn/
(Fonte:F&M Procultura)