Mais do que nunca a 52ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro está chegando! Prova disso é o anúncio dos filmes que concorrerão ao Troféu Candango entre os dias 22 de novembro e 1º de dezembro de 2019. Após a submissão de 701 títulos, 21 obras foram escolhidas para representar o cinema nacional nas mostras de longas e curtas. Principal janela do festival, a Mostra Competitiva contará com premiação de R$ 270 mil no total, e é, segundo a produção do evento, “uma provocação ao debate e à avaliação de perspectivas culturais por meio da linguagem audiovisual”.
LEIA MAIS:
52º Festival de Brasília :: Divulgados seis filmes da Mostra Futuro Brasil
52º Festival de Brasília :: Abertas inscrições para as oficinas formativas de 2019
52º Festival de Brasília apresenta sua identidade visual
Os 14 filmes selecionados são oriundos de oito estados (PE, RJ, SP, MG, PA, CE, PR, BA) mais o DF, representando o Norte, o Sul, o Nordeste, o Sudeste e o Centro-Oeste brasileiros. A comissão de seleção dos longas foi composta pelo cineasta Marcus Ligocki Jr., a jornalista Anna Karina de Carvalho, o youtuber Tiago Belotti, Erica Lewis (formada em Comunicação com pós em Marketing e especialização em Administração e em Gestão e Políticas Públicas), e a jornalista Flávia Guerra. Já os responsáveis pela lista dos curtas é formada pelas as jornalistas Joyce Pais e Luísa Pécora, além do compositor de trilhas sonoras Patrick de Jongh. Confira a lista abaixo:
Longas-metragens
Curtas-metragens
O grande homenageado deste ano será o ator Stepan Nercessian. O longa de abertura será O Traidor, de Marco Bellocchio, que disputou o Festival de Cannes deste ano e conta com a atriz Maria Fernanda Cândido no elenco. Giocondo Dias: Ilustre Clandestino, de Vladimir Carvalho, será exibido na sessão de encerramento. Por fim, o inédito Boca de Ouro, de Daniel Filho, participará de uma sessão hors concours. Quatro longas – entre eles, Ainda Temos a Imensidão da Noite, de Gustavo Galvão – e oito curtas – entre eles, O Véu de Amani, de Renata Diniz – estarão disputando a Mostra Brasília, que irá distribuir R$ 150 mil reais em sua premiação. Também foram anunciados os selecionados nas mostras paralelas: 18 longas na Território Brasil (entre eles, Siron. Tempo Sobre Tela, de André Guerreiro Lopes e Rodrigo Campos, Soldados da Borracha, de Wolney Oliveira, e Vermelha, de Getulio Ribeiro); quatro longas na Vozes (entre eles, Cine Marrocos, de Ricardo Calil); três longas na Guerrilha; quatro na Novos Realizadores (entre eles, Um Filme de Verão, de Jo Sefarty); e seis na Futuro Brasil, composta por títulos ainda não finalizados. A lista completa pode ser acessada no site oficial do evento.
Para 2019, o Festival de Brasília ganhou uma roupagem diferente. Uma comissão elaborou o novo formato, com especial ênfase em estrutura, premiações, economia criativa, fomento ao ambiente de negócios, profissionalização e qualificação do setor. É claro que o Papo de Cinema estará em Brasília trazendo todas as novidades para seus leitores. Fique ligado por aqui para saber tudo que acontecerá por lá!
LEIA MAIS:
Festival :: 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Festival :: 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Festival :: 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
(Fonte: Eixos Comunicação Integrada)