20220928 curta caico papo de cinema

Chegou ao fim neste sábado, 08, a quinta edição do Curta Caicó. Com festa e muita animação foram anunciados os vencedores deste evento que projetou presencialmente e exibiu online mais de 80 filmes. A celebração foi precedida de uma programação intensa que levou cinema de qualidade para vários recantos do sertão do Seridó, como as regiões rurais e periféricas frequentemente preteridas pelo circuito exibidor padrão. Além das exibições, houve debates, atividades de formação – como as oficinas de documentário nas escolas, sobre as quais você pode ler melhor numa das notícias relacionadas abaixo -, e muita conversa em torno dos temas e das abordagens observados na diversidade dos filmes. Vale lembrar que o 5º Curta Caicó bateu seu recorde de inscrições, pois ao todo 813 produções pleitearam participar do evento. As escolhidas foram divididas em mostras competitivas: Nacional, Potiguar, Seridó e Nordeste. O festival também contou com mostras paralelas temáticas que homenagearam antigos cinemas de Caicó: Cine Alvorada (curtas fantásticos e futuristas), Cine Pax (diversidade), Cine Rio Branco (infanto-juvenil) e Cine São Francisco (filmes universitários). O Pato (2022), de Antônio Galdino, curta-metragem paraibano, foi escolhido o melhor da Mostra Competitiva Nacional. Sem mais delongas, confira abaixo todos os vencedores do 5º Curta Caicó.

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MOSTRA NACIONAL
Melhor Filme:
O Pato, de Antônio Galdino (PB)
Melhor Direção:
Céu de agosto, de Jasmim Tenucci (SP)
Melhor Personagem (atuação masculina/feminina): Norma Góes, por O Pato
Melhor Som:
Memória de quem (não) fui
Melhor Fotografia: Andrômeda
Melhor Roteiro: Ausências, de Antonio Fargoni (SP)
Menção Honrosa: Benzedeira

MOSTRA NORDESTE
Melhor Filme: Aluísio, o silêncio e o mar, de Luiz Carlos Vasconcelos (PB)
Melhor Direção:
Da boca da noite à barra do dia, de Tiago Delácio (PE)
Melhor Personagem (atuação masculina/feminina): Sebastião Pereira de Lima, por Da boca da noite à barra do dia
Melhor Som:
Aluísio, o silêncio e o mar
Melhor Fotografia: Aluísio, o silêncio e o mar
Melhor Roteiro: Querida Abayomi, de Sebastião Formiga (PB)
Menção Honrosa: Eu sou raiz

MOSTRA POTIGUAR
Melhor Filme:
Sideral, de Carlos Segundo
Melhor Direção:
Impermanentes, de Manoel Batista e Julio Castro
Melhor Personagem (atuação masculina/feminina): Tony Silva, por Maleme
Melhor Som:
Sideral
Melhor Fotografia: Sideral
Melhor Roteiro: Time de Dois, de André Santos (RN)
Menção Honrosa: Cordel da vila: a rainha louca contra o escandaloso

MOSTRA SERIDÓ
Melhor Filme:
Olho D’água, de João Batista e Ivan Russo (RN)
Melhor Direção:
Castelo da Xelita, de Lara Ovídio (RN)
Melhor Personagem (atuação masculina/feminina): Maria Lima, por Olho D’água,
Melhor Som:
Olho Em Perfeito Silêncio Para As Estrelas
Melhor Fotografia: Morada
Melhor Roteiro: Castelo da Xelita, de Lara Ovídio (RN)
Menção Honrosa: Morada

PRÊMIO REFERÊNCIA DE CONTRIBUIÇÃO ARTÍSTICA
Guilherme Alves da Silva e José Ewerton da Silva Araújo

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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

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