Um dos aspectos mais interessantes do 5º Curta Caicó é a forma como ele impacta positivamente a região do sertão do Seridó, no Rio Grande do Norte. Seja pela democratização do acesso aos filmes, pela troca entre artistas e o público ou mesmo pela importância das atividades de formação. Neste ano, o evento convidou o cineasta Marlom Meirelles para ministrar uma oficina chamada Documentando em quatro escolas de Caicó. As atividades aconteceram de 12 a 23 de setembro nas escolas estaduais Professor Antônio Aladim de Araújo, Zuza Januário, Padre Edmundo Kagerer e Professora Calpúrnia Caldas de Amorim. Ao todo, mais de 100 alunos da rede pública receberam capacitação, desde a elaboração do roteiro, passando por noções de fotográfica até chegar aos aspectos da montagem E o resultado poderá ser conferido na telona do Cineland (Av. Seridó, 659 – 3º piso), a partir deste sábado, 08, às 15h, na forma de quatro documentários (um de cada escola) realizados pelos alunos envolvidos.

“O audiovisual é uma ferramenta importante na sala de aula. Com os conhecimentos adquiridos em sala de aula, os estudantes poderão desenvolver seus próprios projetos, tendo em vista que os celulares de hoje possuem câmeras e há vários aplicativos de edição. A presença dos professores nessas oficinas também é importante para que esses conhecimentos possam ser multiplicados”, destacou Raildon Lucena, diretor do Curta Caicó.

LEIA MAIS
5º Curta Caicó :: Evento exibe Marte Um e filme sobre Zé do Caixão
5º Curta Caicó :: Filmes podem ser vistos online e gratuitamente. Participe do júri popular
5º Curta Caicó :: Filmes podem ser vistos online e gratuitamente. Participe do júri popular

O 5º Curta Caicó é uma realização da Referência Comunicação. O festival conta com patrocínio da Eletrocenter, MC Telecom Revendas TIM, Seridó Plast e Supermercado Santa Rita. O evento também conta com apoio do Sistema Fecomercio, através do SESC RN, além dos seguintes apoios culturais: ACCIRN, Bobox Produções, Cardume, Cineland, Místika, Tarrafa Produtora, Terraço Gastrobar e UEPB. A programação também se estenderá pelo SESC Seridó e pelas universidades locais – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Faculdade de Medicina (UFRN), Instituto Federal do RN (IFRN Campus Caicó), Faculdade Católica Santa Teresinha e UNP.

Os envolvidos na formação “Documentando”. Foto/divulgação
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *