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A partir desta sexta-feira, 28 de agosto, o público interessado em filmes sobre questões de gênero e sexualidade terão uma nova opção gratuita. O Festival Internacional de Cinema LGBTI chega à quinta edição, adaptando-se ao formato online devido à pandemia de coronavírus. O evento, tradicionalmente sediado em Brasília, exibirá filmes por meio da plataforma LGBTFLIX até o dia 30 de agosto.

Este ano, quatorze títulos serão exibidos entre longas-metragens e curtas-metragens, tanto brasileiros quanto internacionais. Entre as obras nacionais, destacam-se Meu Corpo É Político (2017), documentário de Alice Riff sobre quatro militantes LGBT nas periferias de São Paulo, e Quebramar (2019), de Cris Lyra. Este curta-metragem, um dos mais premiados do gênero no último ano, revela os afetos entre amigas lésbicas durante uma viagem de Ano Novo.

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Já a seleção internacional inclui o uruguaio Os Golfinhos Vão para o Leste (2016), de Gonzalo Delgado e Verónica Perrota, sobre um reencontro familiar marcado pela homofobia, e o austríaco Erik&Erika (2018), de Reinhold Bilgeri, história real da esquiadora acusada de fraude após exames apontarem o sexo biológico masculino.

O 5º Festival Internacional de Cinema LGBTI é realizado por iniciativa da Embaixada da Bélgica, em coordenação com as missões diplomáticas de países como Alemanha, Austrália, Eslovênia, Espanha etc. O coletivo brasileiro #VoteLGBT assina a curadoria. Descubra os quatorze filmes selecionados:

52 Terças-Feiras, de Sophie Hyde (Austrália, 2013)
Amphi, de Mathias Broe (Dinamarca, 2018)
Erik&Eryka, de Reinhold Bilgeri (Áustria, 2018)
Galore, de Dylan Tonk e Lazlo Tonk (Holanda, 2019)
MC Jess, de Carla Villa-Lobos (Brasil, 2018)
Meu Corpo É Político, de Alice Riff (Brasil, 2017)
Minha História É Outra, de Mariana Campos (Brasil, 2019)
Nobody Passes Perfectly, de Saskia Bisp (Dinamarca, 2009)
O Terceiro Casamento, de David Lambert (Bélgica, 2018)
Os Golfinhos Vão para o Leste, de Verónica Perrota e Gonzalo Delgado (Uruguai, 2016)
Por 80 Dias, de José Maria Goenaga e Jon Garaño (Espanha, 2010)
Que os Olhos Ruins Não te Enxerguem, de Roberto Maty (Brasil, 2019)
Quebramar, de Cris Lyra (Brasil, 2019)
Terra sem Pecado, de Marcelo Costa (Brasil, 2019)

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Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
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