5º Festival Internacional de Cinema LGBTI começa em 28 de agosto

Publicado por
Bruno Carmelo

A partir desta sexta-feira, 28 de agosto, o público interessado em filmes sobre questões de gênero e sexualidade terão uma nova opção gratuita. O Festival Internacional de Cinema LGBTI chega à quinta edição, adaptando-se ao formato online devido à pandemia de coronavírus. O evento, tradicionalmente sediado em Brasília, exibirá filmes por meio da plataforma LGBTFLIX até o dia 30 de agosto.

Este ano, quatorze títulos serão exibidos entre longas-metragens e curtas-metragens, tanto brasileiros quanto internacionais. Entre as obras nacionais, destacam-se Meu Corpo É Político (2017), documentário de Alice Riff sobre quatro militantes LGBT nas periferias de São Paulo, e Quebramar (2019), de Cris Lyra. Este curta-metragem, um dos mais premiados do gênero no último ano, revela os afetos entre amigas lésbicas durante uma viagem de Ano Novo.

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Já a seleção internacional inclui o uruguaio Os Golfinhos Vão para o Leste (2016), de Gonzalo Delgado e Verónica Perrota, sobre um reencontro familiar marcado pela homofobia, e o austríaco Erik&Erika (2018), de Reinhold Bilgeri, história real da esquiadora acusada de fraude após exames apontarem o sexo biológico masculino.

O 5º Festival Internacional de Cinema LGBTI é realizado por iniciativa da Embaixada da Bélgica, em coordenação com as missões diplomáticas de países como Alemanha, Austrália, Eslovênia, Espanha etc. O coletivo brasileiro #VoteLGBT assina a curadoria. Descubra os quatorze filmes selecionados:

52 Terças-Feiras, de Sophie Hyde (Austrália, 2013)
Amphi, de Mathias Broe (Dinamarca, 2018)
Erik&Eryka, de Reinhold Bilgeri (Áustria, 2018)
Galore, de Dylan Tonk e Lazlo Tonk (Holanda, 2019)
MC Jess, de Carla Villa-Lobos (Brasil, 2018)
Meu Corpo É Político, de Alice Riff (Brasil, 2017)
Minha História É Outra, de Mariana Campos (Brasil, 2019)
Nobody Passes Perfectly, de Saskia Bisp (Dinamarca, 2009)
O Terceiro Casamento, de David Lambert (Bélgica, 2018)
Os Golfinhos Vão para o Leste, de Verónica Perrota e Gonzalo Delgado (Uruguai, 2016)
Por 80 Dias, de José Maria Goenaga e Jon Garaño (Espanha, 2010)
Que os Olhos Ruins Não te Enxerguem, de Roberto Maty (Brasil, 2019)
Quebramar, de Cris Lyra (Brasil, 2019)
Terra sem Pecado, de Marcelo Costa (Brasil, 2019)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

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