6 filmes brasileiros que nem todo mundo conhece (mas deveria)

Publicado por
Redação Papo de Cinema

Nem todo mundo gosta do cinema nacional, mas é inegável que não nos faltam boas histórias para replicar nas telonas. É o que nos mostram esses 6 filmes brasileiros que nem todo mundo conhece (mas deveria): temos bons roteiros e boas produções, que merecem a atenção de quem gosta de cinema.
Essa seleção de filmes inclui alguns títulos da última década. São produções relativamente novas, que tiveram divulgação, mas que ainda assim, não são tão reconhecidas pelo público. A seguir, conheça 6 filmes brasileiros que nem todo mundo conhece (mas deveria)!

 

  1. Minha Vida em Marte

Uma comédia que diverte com situações do dia a dia de um casal: assim podemos definir a produção Minha Vida em Marte. No filme, Fernanda (Monica Martelli) vive um casamento desgastado com Tom (Marcos Palmeira), mas ela não está disposta a desistir da relação. Aníbal (Paulo Gustavo), que é seu sócio, tenta ajudar a salvar o casamento, gerando situações cômicas.
Apesar de ter estreado em 2018 (25 de dezembro), o registro de público foi inserido no Anuário Estatístico do Cinema Brasileiro de 2019, sendo o 11º filme mais visto do Brasil naquele ano. Você pode conferir o Anuário Completo aqui .

 

  1. Nise: O Coração da Loucura

Baseado em fatos reais, Nise: O Coração da Loucura conta a história da médica Nise da Silveira (Gloria Pires), que no início dos anos 40, foi responsável por propor novas técnicas para lidar com pacientes psiquiátricos. Na época, técnicas brutas como eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia eram consideradas adequadas para o tratamento de doenças mentais. Mas Nise questionou os outros médicos sobre a validade desses métodos. Por meio da arte e do amor à medicina, Nise assume o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, descobrindo que suas propostas de tratamento funcionavam e eram muito mais humanas.

 

  1. O Menino e o Mundo

Um dos filmes brasileiros que nem todo mundo conhece (mas deveria) é uma animação, que conta a história de aventura de um menino, com uma estética visual única. Em O Menino e o Mundo, o garoto mora com os pais em uma pequena casa no campo. Porém, sem trabalho, o pai resolve ir para a cidade em busca de oportunidades. Triste por ser abandonado, o menino faz as malas e pega um trem, para descobrir esse novo mundo que o pai foi morar. No caminho, encontra uma série de realidades, não tão positivas. O Menino e o Mundo foi indicado ao Oscar em 2016, mas acabou perdendo para Divertida Mente, da Pixar.

 

  1. 2 Coelhos

2 Coelhos é o tipo de filme que você só consegue entender o roteiro bem elaborado quando a produção se aproxima do final. Com várias referências à cultura pop e um ritmo de cenas frenético, 2 Coelhos é um ótimo exemplo de filme de ação que não precisa, necessariamente, estar vinculado a questões sociais (como acontece com Tropa de Elite). Na história, conhecemos Edgar (Fernando Alves Pinto), que se envolve em um acidente de carro envolvendo uma mulher e seu filho. Após fugir da prisão com a ajuda de um deputado corrupto, Edgar descobre uma série de fraudes e monta uma elaborada vingança.

 

  1. Serra Pelada

O longa Serra Pelada se passa nos anos 80, tendo como pano de fundo a história real do maior garimpo a céu aberto do mundo – porém, a trama central é uma ficção. Em Serra Pelada, Juliano (Juliano Cazarré) e Joaquim (Júlio Andrade) são amigos que resolvem ir até o garimpo, para tentar a sorte de encontrar ouro. Tudo muda quando Juliano se torna uma espécie de gângster, e Joaquim precisa repensar seus valores pessoais.

 

  1. Colegas

Para fechar a lista, um dos filmes brasileiros que nem todo mundo conhece (mas deveria) é o Colegas, um longa que tem como diferencial a inclusão social, com um elenco de portadores da síndrome de Down. No roteiro, Stallone (Ariel Goldenberg), Márcio (Breno Viola) e Aninha (Rita Pook) são amigos que decidem se unir para realizarem seus sonhos individuais. Para isso, começam roubando o carro do jardineiro do instituto que frequentam, o que chama a atenção da polícia e da imprensa, que tentam parar os jovens. Enquanto isso, acompanhamos as aventuras únicas do trio. Colegas é um filme bastante premiado. Ganhou prêmios no Festival de Gramado 2012, Mostra de São Paulo e Festival do Cinema Latino-Americano de Trieste, Itália.

 

Cinema nacional tem qualidade

Criatividade e boas histórias fazem parte do DNA dos brasileiros. Por isso, não é de se surpreender que, cada vez mais, nosso cinema ganha uma qualidade maior. Quem não gosta de cinema nacional pode começar a dar uma chance ao assistir esses 6 filmes brasileiros que nem todo mundo conhece (mas deveria). Certamente, nossas produções têm tudo para surpreender os espectadores, mesmo os mais exigentes!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
CONTATO: papodecinema@papodecinema.com.br

Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)