6º Amazônia Doc traz filmes de nove países em edição online

Publicado por
Bruno Carmelo

Já está acontecendo, até o dia 23 de setembro, a sexta edição do Amazônia Doc – Festival Pan-Amazônico de Cinema. Devido à pandemia de Covid-19, a edição 2020 é realizada pela primeira vez em formato online, com todos os filmes disponíveis gratuitamente no site oficial do Amazôniaflix. As cinco edições anteriores haviam sido organizadas entre 2009 e 2019.

O festival apresenta longas e curtas-metragens pertencentes aos nove países que compõem a Pan-Amazônica: Brasil, Venezuela, Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa e Suriname, o que constitui uma oportunidade rara de acesso a produções destes países vizinhos. Estruturado como “3 em 1”, o evento funde a programação habitual com o Festival Curta Escolas, voltado à produção estudantil, e o Festival Amazonas do Cinema, que destaca trabalhos de cineastas mulheres.

LEIA MAIS
In-Edit Brasil 2020 :: Começou o festival online de documentários musicais
2º Cabíria Festival – Mulheres e Audiovisual confirma edição online
Mostra Cinemas Africanos anuncia edição online a partir de setembro

 

 

Entre os destaques da edição 2020 encontram-se o cearense Soldados da Borracha (2019), dirigido por Wolney Oliveira, e o paraense Transamazônia (2019), dirigido por Renata Taylor, Débora McDowell e Bea Morbach. As sessões de filmes internacionais incluem o peruano Identidade (2019), de José Carlos Garcia e Carlos Granda, e o colombiano Amoka (2019), de Maria José Bermúdez Jurado.

Em paralelo à exibição de filmes, o Amazônia Doc oferece oficinais de montagem e produção, além de debates com atrizes dos países representados e discussões a respeito de curadoria em festivais. Você encontra todas as informações sobre os filmes e eventos, além do acesso às sessões virtuais, no Amazoniaflix.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)