20210406 dragnostra papo de cinema 800

Entre os dias 21 e 30 de abril, o Festival POE de Cinema Fantástico dá início à sua sexta edição. Pela primeira vez, o evento ocorre de maneira totalmente online e gratuita, em parceria com a plataforma Darkflix. O serviço especializado em cinema fantástico exibirá os 68 títulos selecionados, além de apresentações, oficinas e debates.

Os organizadores ressaltam a importância de valorizar a representatividade racial, de gênero e de sexualidade dentro da seleção. Por isso, a mostra competitiva conta com 50% de filmes dirigidos por homens, e 50% dirigidos por mulheres. Além disso, a edição 2021 acrescenta as categorias Queen Fantástico, dedicada às produções sobre drag queens ou dirigidas por elas, e Anima Sanja, com animações de terror.

LEIA MAIS
Curtaflix :: Festival de curtas online traz 293 títulos gratuitos
1º Festival Brasileiro de Cinema Cômico homenageia Betse de Paula
Assim Vivemos :: Festival de Filmes sobre Deficiência anuncia edição online

 

20210406 queens vs zombies from outer space papo de cinema 750
Queens vs. Zombies From Outer Space

 

“A cada edição queremos abrir mais espaço para mulheres, negras e negros, brasileiras e brasileiros orientais, povos originários, LGBTQI+. Além disso, O P.O.E tem maioria feminina na organização e isso precisa refletir no festival como um todo”, declaram os curadores em comunicado oficial à imprensa. Esta preocupação se traduz numa série de debates organizados pelas drag queens Alexia Twister e Morgana Loren, além de um show de Ikaro Kadoshi.

Entre os destaques da seleção se encontram os longas-metragens Dragnostra (2019), de P.V. Vidotti, sobre um roubo a banco feito por drag queens, Queens vs. Zombies From Outer Space (2021), de Danilo Morales, trazendo uma guerra entre humanos, mortos vivos e alienígenas durante uma festa de casamento, e O Espelho (2015), de Rodrigo Lima, que adapta a história homônima de Machado de Assis. Você descobre a programação completa no Darkflix.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *