6º Festival POE de Cinema Fantástico começa em 21 de abril

Publicado por
Bruno Carmelo

Entre os dias 21 e 30 de abril, o Festival POE de Cinema Fantástico dá início à sua sexta edição. Pela primeira vez, o evento ocorre de maneira totalmente online e gratuita, em parceria com a plataforma Darkflix. O serviço especializado em cinema fantástico exibirá os 68 títulos selecionados, além de apresentações, oficinas e debates.

Os organizadores ressaltam a importância de valorizar a representatividade racial, de gênero e de sexualidade dentro da seleção. Por isso, a mostra competitiva conta com 50% de filmes dirigidos por homens, e 50% dirigidos por mulheres. Além disso, a edição 2021 acrescenta as categorias Queen Fantástico, dedicada às produções sobre drag queens ou dirigidas por elas, e Anima Sanja, com animações de terror.

LEIA MAIS
Curtaflix :: Festival de curtas online traz 293 títulos gratuitos
1º Festival Brasileiro de Cinema Cômico homenageia Betse de Paula
Assim Vivemos :: Festival de Filmes sobre Deficiência anuncia edição online

 

Queens vs. Zombies From Outer Space

 

“A cada edição queremos abrir mais espaço para mulheres, negras e negros, brasileiras e brasileiros orientais, povos originários, LGBTQI+. Além disso, O P.O.E tem maioria feminina na organização e isso precisa refletir no festival como um todo”, declaram os curadores em comunicado oficial à imprensa. Esta preocupação se traduz numa série de debates organizados pelas drag queens Alexia Twister e Morgana Loren, além de um show de Ikaro Kadoshi.

Entre os destaques da seleção se encontram os longas-metragens Dragnostra (2019), de P.V. Vidotti, sobre um roubo a banco feito por drag queens, Queens vs. Zombies From Outer Space (2021), de Danilo Morales, trazendo uma guerra entre humanos, mortos vivos e alienígenas durante uma festa de casamento, e O Espelho (2015), de Rodrigo Lima, que adapta a história homônima de Machado de Assis. Você descobre a programação completa no Darkflix.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)