20180329 janie geiser papo de cinema

Marcada para acontecer em Curitiba entre os dias 6 e 14 de junho, a sétima edição do Olhar de Cinema divulgou que homenageará neste ano a cineasta norte-americana Jane Geiser. Ela estará na capital paranaense para se integrar ao evento, apresentando quatro programas de curta-metragem, que incluirão a estreia mundial de seu último trabalho, Valeria Street (2018), e filmes de cineastas que ela admira. Além de debates, Geiser também participará de uma “conversa ilustrada”, em que exibirá um filme e apresentará fontes, referências e inspirações.

Geiser nasceu em Louisiana e mora em Los Angeles há duas décadas, onde é professora na Escola de Teatro na California Institute of Arts. Ela foi pintora e desenhista antes de ganhar destaque como criadora de fantoches experimentais no teatro. Há mais de 30 anos, começou a fazer curtas-metragens a partir de colagens e cada um de seus filmes está cheio de intrigantes mistérios e histórias secretas, que, ao serem compartilhados com o público, o inspiram a imaginar sua própria história.

20180329 janie geiser papo de cinema2

“A idéia de uma retrospectiva de meus filmes no Brasil – um país que sempre quis visitar e que estou ansiosa para finalmente conhecer – é atraente, surpreendente, comovente, assustadora e estimulante”, diz Geiser. Segundo ela, “o ato de olhar para trás me intriga porque sempre vi meus filmes como parte de um processo contínuo avançando pelo tempo. Estou interessada no poder emocional dos objetos para iluminar o que significa ser humano. As imagens servem como pontes entre vida e não vida, entre animado e inanimado, como naves para atravessar tempo e espaço, e ainda assim, falar com o momento presente. Os filmes podem revelar-se a espectadores que talvez não conheçam suas fontes ou histórias. O conhecimento nunca é necessário. Quando os filmes são abordados como pinturas, os espectadores podem confiar em seus instintos, deixar imagens, cores e sons sobre eles, e encontrar ou intuir suas próprias respostas. Não existe uma única maneira de ver esse cinema. Ao contrário, deixe ele te levar aonde te levar, e isso pode significar algum lugar onde nunca estive”.

 (Fonte: Genco Assessoria)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *