Em breve, chega à Internet, aos festivais de cinema, às escolas e demais institutos pedagógicos o projeto 70 Olhares Sobre Direitos Humanos, organizado pelo Instituto Cultura em Movimento – ICEM. Trata-se de um longa-metragem composto por setenta curtas-metragens de um minuto cada, tendo como tema os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Roteiros criados por estudantes foram enviados ao ICEM, que selecionou sessenta projetos universitários dos cinco Estados do país. Cada um dos projetos recebeu recursos para a produção dos filmes abrangendo os mais diversos artigos da Declaração. Entre os temas estão os direitos dos indígenas, das mulheres, dos negros, dos refugiados e da comunidade LGBTQI+.
LEIA MAIS
Em entrevista, Regina Duarte afirma que minorias não serão contempladas pela Cultura
Estudo revela que mulheres e minorias seguem sub-representadas em Hollywood
Veto do governo a projetos LGBT é derrubado pela justiça
Em paralelo com os curtas-metragens de artistas iniciantes, serão incluídos os projetos realizados por profissionais como Tizuka Yamasaki (de Lua de Cristal, 1990), Ary Rosa e Glenda Nicácio (Café com Canela, 2017) e Cristiane Garcia (Nas Asas do Condor, 2007). Os DVDs com o filme serão incluídos em 150 kits distribuídos gratuitamente por instituições.
De acordo com os organizadores, o filme busca atingir “o público situado fora dos grandes centros e não habituado ao consumo de bens culturais”, promovendo um debate sobre os Direitos Humanos. Em tempos de graves ataques às minorias, de elogios à tortura e aos torturadores, e de julgamentos parciais e protecionistas – todos eles, condenados pela DUDH – resta torcer para que o filme aprofunde a reflexão. Leia a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)
- O Dia da Posse - 31 de outubro de 2024
- Trabalhadoras - 15 de agosto de 2024
- Filho de Boi - 1 de agosto de 2024
Deixe um comentário