Filmes recentes de 13 países estão na seção Contemporâneos, com destaque para Amor Crônico (2012), 7 Caixas Paraguayas (2012), Tanta Água (2013) e Caíto (2012). O festival presta homenagem a dois nomes de referência na difusão do cinema latino-americano: o brasileiro José Carlos Avellar e o uruguaio Manuel Martínez Carril.
Entre os títulos brasileiros que fazem sua estreia no festival estão: New Gaza, longa de estreia de Rita Martins Tragtenberg, baseado em Jacó Guinsburg; A Moda é Viola, de Reinaldo Volpato, sobre o universo da moda caipira de raiz; e Jardim Europa, no qual o diretor Mauro Baptista Veddia aborda uma família decadente. Fazem sua primeira exibição em São Paulo o grande premiado na Mostra de Tiradentes 2013 Os Dias Com Ele (2012), de Maria Clara Escobar; Mazzaropi (2013), de Celso Sabadin, um tributo ao maior cômico do cinema brasileiro; Doce Amianto, dos cearenses Guto Parente e Uirá dos Reis; e Entre Vales (2012), de Philippe Barcinski, estrelado por Ângelo Antônio.
O evento conta ainda com uma comemoração dos 40 anos da ABD – Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-Metragista -, onde será realizada uma retrospectiva com curtas e longas brasileiros feitos a partir dos anos 1970. Além disso, o projeto vai exibir a Mostra de Escolas de Cinema Ciba-Cilect, com 36 curtas e médias metragens de graduação das mais importantes instituições do gênero. Também serão realizados debates e encontros com 26 convidados internacionais.
Fonte: Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo