Os homenageamos dessa edição do festival são Jean-Claude Bernardet, Ney Matogrosso, Silvio Tendler e Lázaro Ramos. A exibição dos filmes acontece no Cinespaço (Mag Shopping, à beira mar) e os debates serão no Hotel Nord Blue Sunset, na Sala Ponta do Seixas. Os longas selecionados são: Amor, Plástico e Barulho, de Renata Pinheiro; Cidade de Deus: Dez Anos Depois, de Cavi Borges e Luciano Vidigal; Luz, Anima, Ação, de Eduardo Calvet; Os Pobre Diabos, de Rosemberg Cariry; Se Deus Vier, Que Venha Armado, de Luís Dantas, Setenta, de Emília Silveira; Tudo que Deus Criou, de André da Costa Pinto; e O Grande Kilapy, de Zezé Gamboa (fora de competição).
Já a mostra informativa traz os seguintes títulos: Barra 86, de Vladimir Carvalho; Cidadão Boilesen, de Chaim Litewski; Jango, de Silvio Tendler; O Dia que Durou 21 Anos, de Camilo Tavares; Pra Frente Brasil, de Roberto Farias; e Setenta, da competição oficial. Todas as atividades do festival são gratuitas, e as inscrições para as oficinas podem ser feitas até o sábado, dia 07 de dezembro, através do e-mail festaruanda@gmail.com, com os seguintes dados: nome, endereço, telefone e um breve currículo. Mais informações no site http://festaruanda.com.br. Confira abaixo a programação completa do VIII Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro:
Sexta-feira, 13 de dezembro:
20h – Solenidade de Abertura, para convidados.
20h30 – Homenagem Memória do Cinema Paraibano/Exibição do Curta-Metragem O mural que o vento levou (12 min, PB, 2013), de Wills Leal e Mirabeau Dias
21h – Homenagem Ney Matogrosso/Troféu Aruanda como Ator
21h30 – Olho Nu (104 min, RJ, 2012) – Dir. Joel Pizzini
Sábado, 14 de dezembro:
10h – Reprise do Longa-Metragem Olho Nu
16h – Caramujo Flor (21 min, RJ, 1988) – Dir. Joel Pizzini
16h20 – Luz, Anima, Ação (100 min, RJ, 2013) – Dir. Eduardo Calvet
MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS DIGITAIS (18h20)
MOSTRA COMPETITIVA DE LONGA-METRAGEM
19h20 – Tudo Que Deus Criou – (105 min, PB, 2012) – Dir. André da Costa Pinto
21h05 – Cidade de Deus: 10 Anos Depois (75 min, RJ, 2013) – Dir. Cavi Borges e Luciano Vidigal
Domingo, 15 de dezembro:
10h – Reprise do Longa-Metragem Tudo que Deus criou
11h50 – Reprise do Longa-Metragem Cidade de Deus: 10 Anos Depois
MOSTRA 50 ANOS DE DITADURA MILITAR PELO OLHAR DO CINEMA BRASILEIRO
16h – Pra Frente Brasil (104 min, RJ,1981) – Dir. Roberto Farias
MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS DIGITAIS (17h30)
19h – Homenagem Silvio Tendler (Troféu Aruanda pelo Conjunto da Obra e Contribuição ao Cinema Brasileiro)
MOSTRA COMPETITIVA DE LONGA-METRAGEM
19h20 – Setenta (90 min, RJ, 2013) – Dir. de Emília Silveira
MOSTRA 50 ANOS DE DITADURA MILITAR PELO OLHAR DO CINEMA BRASILEIRO
21h – Jango (117 min, RJ, 1988) – Dir. Silvio Tendler
Segunda-feira, 16 de dezembro:
09h30 – Diálogos Aruanda I – Seminário: ‘50 Anos de Ditadura Militar pelo Olhar do Cinema Brasileiro’
Expositores: Silvio Tendler (documentarista), Jean-Claude Bernardet (professor da ECA-USP e ensaísta), Vladimir Carvalho (documentarista), Emília Silveira (documentarista), Cavi Borges (documentarista e produtor) e Camilo Tavares (documentarista)
Debatedores: Abelardo Jurema (jornalista), Luiz Zanin Orichio (jornal O Estado de São Paulo) e Orlando Margarido (revista Carta Capital)
10h – Reprise do Longa-Metragem: Setenta
14h30 – Entrevista Coletiva: Jean-Claude Bernardet
MOSTRA 50 ANOS DE DITADURA MILITAR PELO OLHAR DO CINEMA BRASILEIRO
16h – O Dia que Durou 21 Anos (77 min, RJ, 2012) – Dir. Camilo Tavares
MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS DIGITAIS (18h)
20h – Homenagem Jean-Claude Bernardet
– Exibição do Curta-Metragem: Passagem (12 min, PB, 2013) – Dir. Taciano Valério
MOSTRA COMPETITIVA DE LONGA-METRAGEM
20h30 – Os Pobres Diabos (98min, CE, 2013) – Dir. Rosemberg Cariry
Terça-feira, 17 de dezembro:
09h30 – Diálogos Aruanda II – Debate com diretores sobre curtas e longas exibidos
10h – Reprise do Longa-Metragem: Os Pobres Diabos
14h30 – Lançamento dos DVDs do projeto
MOSTRA 50 ANOS DE DITADURA MILITAR PELO OLHAR DO CINEMA BRASILEIRO
16h – Cidadão Boilesen (92 min, 2009) – Dir. de Chaim Litewski
MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS DIGITAIS (18h)
20h – Curta PB
MOSTRA COMPETITIVA DE LONGA-METRAGEM
20h30 – Se Deus Vier, Que Venha Armado (85 min, SP, 2013) – Dir. Luiz Dantas
Quarta-feira, 18 de dezembro:
09h30 – Diálogos Aruanda III – Debate com diretores sobre curtas e longas exibidos
10h – Reprise do Longa-Metragem Se Deus Vier, Que Venha Armado
14h30 – Fórum do Audiovisual da UFPB
MOSTRA 50 ANOS DE DITADURA MILITAR PELO OLHAR DO CINEMA BRASILEIRO
16h – Barra 68 (88 min , DF, 2000) – Dir. Vladimir Carvalho
MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS DIGITAIS (18h)
MOSTRA COMPETITIVA DE LONGA-METRAGEM
20h – Amor, Plástico e Barulho (82 min, PE, 2013) – Dir. Renata Pinheiro
Quinta, 19 de dezembro:
09h30 – Diálogos Aruanda IV – Debate com diretores sobre curtas e longas exibidos
10h30 – Seminário: Produção Audiovisual Nordestina: Por que e para quem fazemos filmes?
Mesa-redonda: Renata Pinheiro (Cineasta), Rosemberg Cariry (Cineasta), Tibico Brasil (BNB-CE), Torquato Joel (Documentarista).
Debatedores: Wills Leal (Academia Paraibana de Cinema), Tiago Germano (Jornal da Paraíba)
10h – Reprise do Longa-Metragem Amor, Plástico e Barulho
15h – Histórias Imaginadas – Panorama da Nova Ficção Paraibana em Curta-Metragem
BLOCO I
BLOCO II
Sala 3 do Cinespaço
20h – Solenidade de Encerramento – Premiação
20h30 – Sessão de Enceramento do Festival com Homenagem a Lázaro Ramos (Troféu Aruanda pelo Conjunto da Obra como Ator e Troféu Aruanda pelo programa Espelho, do Canal Brasil)
20h45 – Avant premiere do Longa-Metragem O Grande Kilapy (100 min, Angola, 2013) – Dir. Zezé Gamboa, apresentado por Lázaro Ramos e equipe.
LANÇAMENTOS DE LIVROS
Sábado: 14, às 18h – Hall do Cinespaço
1. Título: Introdução ao desenho de som
Autor: Débora Opolski
Editora: Universitária-UFPB, Coleção Humanidades, ano: 2013
Sinopse: O livro apresenta uma reflexão sobre um processo de construção do desenho de som. Estruturado sob a forma de relato de experiência e análise comparativa, discute o processo de criação sonora, levantando a questão da contribuição do desenho de som para o discurso narrativo cinematográfico.
2. Título do livro: Luz e Sombra: Significações imaginárias na fotografia do cinema expressionista alemão
Autor: Bertrand Lira
Editora: Universitária-UFPB/Coleção Humanidades, ano: 2013.
Sinopse: Amparado em teorias da fenomenologia do imaginário, a obra revisita pontos chave da estética expressionista e (re)analisa um repertório fílmico representativo, para chegar a interpretações que redimensionam o pensamento crítico sobre o assunto. O autor enfoca uma escola de cinema onde, justamente, a fotografia foi o elemento fundamental – o Expressionismo alemão, uma das vanguardas do início do século XX que mesclou literatura, teatro, pintura e, claro, cinema.
3. Título do livro: REC: uma iniciação à filmagem
Autor: Matheus Andrade
Editora: Ideia, ano: 2013.
Sinopse: REC: uma iniciação à filmagem é um livro para quem deseja aprender os princípios básicos para filmar bem e aperfeiçoar suas habilidades com a câmera. Aborda princípios sobre equipamentos, composição visual e iluminação, além de muitas dicas de filmagem em determinadas situações.
Domingo, dia 15, às 18h – Hall do Cinespaço
1 Título: Adaptação intercultural: o caso de Shakespeare no cinema brasileiro
Autor: Marcel Vieira Barreto Silva
Editora: EDUFBA, ano: 2013
Sinopse: A partir do caso de Shakespeare no cinema brasileiro, este livro, prêmio de Melhor Tese em 2012 pela COMPÓS, apresenta um modelo analítico para investigar processos adaptativos interculturais. Para isso, demonstra que a cultura, nesses casos, funciona como uma estrutura dominante que refrata os signos e os insere em novos contextos simbólicos.
2. Título: Cinema e Memória: O Super-8 na Paraíba nos Anos 1970 e 1980
Organizadores: Lara Santos de Amorim e Fernando Trevas Falcone, ano 2013.
Sinopse: A obra é um desdobramento do projeto Cinema Paraibano: Memória e Preservação, idealizado e coordenado Amorim e Falcone, também organizadores da publicação. Além dos dois textos dos organizadores que apresentam o projeto e discutem o acervo filmográfico telecinado, o livro traz reflexões de mais três autores sobre o cinema paraibano neste período, todos realizadores e professores da UFPB: João de Lima Gomes, Pedro Nunes e Bertrand Lira. O professor da USP, Rubens Machado Jr. completa a publicação com um texto que discute a estética do cinema experimental brasileiro na década de 1970.
LANÇAMENTO DE DVDs
1. Filmes a granel – DVD Volume 2
A Filmes a granel é uma cooperativa de filmes independentes de baixíssimo orçamento, que vem, desde 2010, realizando filmes em suas diversas modalidades: ficção, experimental e documentário. Filmes: Lavagem, dir. Shiko; Catástrofe, dir. Gian Orsini; Cova Aberta, dir. Ian Abé; Privado, dir. Tadeu de Melo. http://filmesagranel.blogspot.com.br/
2. A poeira dos pequenos segredos, Dir. Bertrand Lira
Fic. 20min. 2012,
Elenco: Veronica Cavalcanti e Nanego Lira
Sinopse: Um homem do campo e o fascínio pela grandeza do mundo e seus mistérios. Uma mulher e sua longa espera.
3. Barra 68, de Vladimir Carvalho
Desde os seus primórdios, Brasília foi fortemente marcada pelos acontecimentos políticos, como a renúncia de Jânio Quadros e o golpe militar de 64. Envolvida, a comunidade conheceu a intranquilidade e ficou estigmatizada pela repressão. Um dos seus bens mais preciosos, a Universidade, criada por Darcy Ribeiro, foi agredida em 64, 68 e 77. Na primeira vez a UnB foi ocupada por tropas militares e quase perdeu todo o seu corpo docente, que voluntariamente se demitiu em protesto célebre. Essa trajetória é resgatada através da urdidura de depoimentos, casos e histórias, mesclados às raras imagens e sons que ficaram, e perfazem, de uma época, uma memória imperfeita, mas sempre verdadeira.
Fonte: Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro