8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021 :: A comédia social corrosiva de Os Predadores

Publicado por
Bruno Carmelo

Embora o 8 1/2 Festa do Cinema Italiano se encaminhe aos últimos dias (as sessões vão até 27 de junho), ainda existem estreias de filmes inéditos na programação do festival online e gratuito. Nesta quinta-feira, 24 de junho, ocorre a primeira sessão de Os Predadores (2020), de Pietro Castellitto, um dos maiores destaques da edição 2021.

Na trama, uma família de burgueses intelectuais e progressistas se confronta a um grupo de proletários fascistas após um acidente. O filme investiga o conflito de classes na Itália contemporânea, revelando como os dois grupos podem ser igualmente nocivos. Os Predadores cria relações fundamentais entre a burguesia supostamente civilizada, recheada de tipos com bom nível de instrução educacional, mas igualmente marcada por traições, insatisfações, desvarios e afins, e a classe média baixa frequentemente grosseira, definida por atitudes beirando o estúpido”, afirma a crítica do Papo de Cinema.

LEIA MAIS
Cobertura :: 8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021
Podcast 2021 #40 :: 8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021
8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021 :: Era uma Vez a Máfia faz mergulho corajoso em crimes reais

Os Predadores

Esta é apenas uma das comédias selecionadas na Festa do Cinema Italiano 2021, além de Troca Tudo! (2020) e Bangla (2019). Além de Os Predadores, outro filme estará disponível no site oficial durante 24h, a partir das 18h: Era uma Vez a Máfia (2019), documentário cômico de Franco Maresco. O diretor visita a Sicília para questionar os moradores das regiões ocupadas pela máfia sobre a sua relação com a criminalidade. Com coragem, ele confronta comerciantes relacionados ao Cosa Nostra, e chega a flagrar uma ameaça de morte. Leia a nossa crítica.

Em paralelo, as obras da diretora Alice Rohrwacher permanecem disponíveis diariamente no site, até o encerramento do evento. Esta é a oportunidade de descobrir os dois primeiros longas-metragens da cineasta: Corpo Celeste (2011) e As Maravilhas (2014), ambos selecionados no festival de Cannes, além dos curtas-metragens Una Canzone (2014) e Omelia Contadina (2020).

Para quem perdeu a conversa com Emma Dante, diretora de As Irmãs Macaluso (2020), o vídeo já está disponível na página da Festa do Cinema Italiano no YouTube:

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)