8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021 :: Era uma Vez a Máfia faz mergulho corajoso em crimes reais

Publicado por
Bruno Carmelo

A cinematografia italiana está repleta de grandes obras de ficção inspiradas nos maiores mafiosos do país. Gomorra (2008), Piranhas (2019), Gomorra: A Série (2014 – 2021) e O Traidor (2019) são alguns dos projetos mais premiados e populares da Itália recentemente, todos voltados à criminalidade concentrada nas regiões do sul.

Ora, para os espectadores interessados no tema, o 8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021 apresenta um olhar bastante diferente à questão. No documentário Era uma Vez a Máfia (2019), o diretor veterano Franco Maresco visita a Sicília, onde dois juízes que combateram a máfia foram executados pelos chefes do crime décadas atrás. Ele confronta os habitantes locais para descobrir as opiniões sobre o papel desempenhado pela máfia e pelos juízes.

O diretor possui tanta coragem quanto senso de humor, acompanhando um organizador de eventos, o trambiqueiro Ciccio Mira, encarregado de fazer uma grande festa aos dois homens mortos no bairro ainda dominado pela máfia. As interações são hilárias, mesmo perigosas – a câmera chega a flagrar ameaças de morte. Leia a nossa crítica.

LEIA MAIS
Cobertura :: 8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021
Podcast 2021 #40 :: 8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021
8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021 divulga lista completa de filmes selecionados

Era uma Vez a Máfia

Além disso, o dia 21 de junho fornece uma nova oportunidade de assistir a As Irmãs Macaluso (2020), aclamado drama da diretora Emma Danteleia a nossa crítica. Ambos os filmes ficam disponíveis no site oficial da Festa do Cinema Italiano, de modo gratuito e online, durante 24h a partir de 18h desta segunda-feira. Enquanto isso, a masterclass da diretora permanece disponível durante a integralidade do festival.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)