8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021 :: O premiado A Vida Solitária de Antonio Ligabue entra em exibição

Publicado por
Bruno Carmelo

Nesta terça-feira, 22 de junho, dois novos filmes entram na grade de programação do 8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021, em versão gratuita e online. Até às 18h de 23 de junho, os espectadores descobrem duas obras arriscadas e aclamadas. O destaque fica por conta de A Vida Solitária de Antonio Ligabue (2020), de Giorgio Diritti.

Vencedor do Urso de Prata de melhor ator em Berlim para Elio Germano, o drama venceu sete prêmios David di Donatello, o Oscar do cinema italiano, incluindo os troféus de melhor filme, diretor e ator. A biografia resgata a trajetória do pintor Antonio Ligabue, vítima de distúrbios mentais que prejudicavam sua inserção social. A trama acompanha décadas na vida do artista naïf.

LEIA MAIS
Cobertura :: 8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021
Podcast 2021 #40 :: 8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021
Stefano Savio :: “Tentamos atrair um público amplo para mostrar o cinema de autor”, explica o diretor do 8 1/2 Festa do Cinema Italiano

A Vida Solitária de Antonio Ligabue

Em paralelo, 5 É o Número Perfeito (2019), de Igor Tuveri, retorna para a sua segunda e última exibição dentro da Festa do Cinema Italiano. Descrito pelo curador Stefano Savio como “o Sin City do cinema italiano”, o filme dirigido pelo quadrinista veterano combina a linguagem do cinema com aquela das histórias e quadrinhos, tendo Toni Servillo no papel principal. Indicado a 9 prêmios David di Donatello, venceu o troféu de atriz coadjuvante para Valeria Golino.

O festival vai até o dia 27 de junho. Além das sessões diárias de pré-estreias, o espectador descobre filmes raros da cineasta Alice Rohrwacher, em exibição durante a integralidade do evento. Os dramas Corpo Celeste (2011) e As Maravilhas (2014), ambos recompensados no Festival de Cannes, apresentam a mistura de poesia e drama social característicos da jovem diretora.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)