8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021 :: Premiado em Berlim, Fábulas Sombrias é exibido nesta sexta-feira

Publicado por
Bruno Carmelo

O segundo dia de exibições do 8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021 traz duas obras inéditas ao espectador, em formato online e gratuito. O destaque fica por conta de Fábulas Sombrias (2019), vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Berlim 2019. O drama dirigido pelos irmãos Damiano D’Innocenzo e Fabio D’Innocenzo aborda uma comunidade na periferia marcada por diversas relações de violência, principalmente envolvendo crianças.

Em entrevista com o Papo de Cinema, os diretores afirmam: “Esse era o princípio fundamental da história: contar de que maneira as crianças se tornaram as vítimas dos nossos tempos. Eu e meu irmão tivemos uma infância difícil, quando sofremos algumas das coisas pelas quais nossos personagens também passam”. O filme fica disponível por 24 horas a partir de 18h do dia 18 de junho.

 

 

Outra estreia do dia é a comédia Bangla (2019), filme de estreia do diretor Phaim Bhuiyan. Ele também atua nesta história autobiográfica sobre um jovem originário de Bangladesh que se muda para os subúrbios de Roma. Quando se apaixona por uma italiana, enfrenta a resistência da família, que preferiria vê-lo com uma namorada muçulmana.

O fim de semana traz quatro novos títulos aos espectadores: no sábado, 19 de junho, entram em pré-estreia o drama Volare (2019), dirigido por Gabriele Salvatores, cineasta vencedor do Oscar, além da comédia popular Troca Tudo! (2020), que aborda as dificuldades das mulheres no mercado de trabalho. Já o domingo, 20 de junho, apresenta Rômulo e Remo: O Primeiro Rei (2019), um raro “épico de autor” sobre a lenda fundadora de Roma, e o drama Irmãos à Italiana (2020), selecionado no Festival de Veneza.

 

Fábulas Sombrias

 

LEIA MAIS
Cobertura :: 8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021
Podcast 2021 #40 :: 8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021
8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021 divulga lista completa de filmes selecionados

Em paralelo, a obras do Foco Alice Rohrwacher permanecem disponíveis durante a integralidade do festival, incluindo o excelente Corpo Celeste (2011), que nunca estreou nos cinemas brasileiros. Você descobre todas as nossas críticas, entrevistas e notícias na matéria especial do 8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021.

Em paralelo, nesta sexta-feira, 19h, o Papo de Cinema organiza uma live no Instagram com a crítica de cinema Flávia Guerra para discutir a programação do festival, com foco em dois filmes estrelados por Elio Germano: Fábulas Sombrias e A Vida Solitária de Antonio Ligabue.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)