8 ½ Festa do Cinema Italiano 2023 :: Doc sobre Sergio Leone vence o prêmio do público

Publicado por
Marcelo Müller

Nesta quinta-feira, 29, foi anunciado o grande vencedor do prêmio do público da 8½ Festa do Cinema Italiano 2023. O filme que mais caiu nas graças dos espectadores foi Sergio Leone: O Italiano que Inventou a América (2022), do cineasta Francesco Zippel. Completando o pódio da premiação vêm, respectivamente com as medalhas de prata e bronze, Interdito a Cães e Italianos (2022) e Nostalgia (2022). Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa foi patrocinada pela Generali Seguros, aliás, apoiadora principal da 8½ Festa do Cinema Italiano 2023. Os participantes da votação concorreram a um kit café da marca Bialetti. O vencedor já foi escolhido, notificado e tem até às 23h59 de 04 de julho para responder ao contato dos organizadores. Caso esse sorteado não responda, os também eleitos primeiro e, se for preciso, segundo suplente serão contatados.

LEIA MAIS
8 ½ Festa do Cinema Italiano 2023 :: Último dia da 10ª edição do evento
8 ½ Festa do Cinema Italiano 2023 :: Documentário sobre o papa Francisco em cartaz
8 ½ Festa do Cinema Italiano 2023 :: Diretor do doc sobre Sergio Leone conversa com o público

Sergio Leone: O Italiano que Inventou a América resume a vida e a obra de um dos maiores cineastas de todos os tempos e conta com depoimentos preciosos de Darren AronofskyDamien ChazelleJennifer ConnellyRobert De NiroClint EastwoodFrank MillerEnnio MorriconeMartin ScorseseSteven SpielbergQuentin TarantinoGiuseppe Tornatore, Dario Argento e Jacques Audiard. Já Interdito a Cães e Italianos apresenta uma família da região de Piamonte que vai a França em busca de melhores oportunidades de vida. Por fim, Nostalgia tem como protagonista Felice Lasco (Pierfrancesco Favino), napolitano que decide voltar à sua cidade natal depois de mais de 40 anos morando no exterior. Ao reencontrar a mãe já idosa, ele vai tentar remontar a sua história.

Cena do doc sobre Sergio Leone
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.