Foram anunciados os filmes selecionados à 8½ Festa do Cinema Italiano 2024, evento que acontece de 27 de junho a 03 de julho em várias cidades brasileiras. Trata-se de uma oportunidade de ouro para conferir o que de melhor vem se fazendo na Itália, país cuja cinematografia é uma das mais importantes do mundo. O evento é uma realização do Ministério da Cultura, da Associação Il Sorpasso e da Risi Film Brasil com a colaboração da Embaixada da Itália, dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e do Rio de Janeiro e o apoio da Cinecittà. O principal destaque da 11ª edição do festival é Ainda Temos o Amanhã (2023), de Paola Cortellesi, bicho-papão do Prêmio David di Donatello 2024: premiado como Melhor Atriz (Paola Cortellesi), Direção Estreante, Roteiro Original, Atriz Coadjuvante (Emanuela Fanelli) e como Melhor Filme pelo Júri Popular (Troféu David do Espectador); indicado ainda a Melhor Filme, Ator (Valerio Mastandrea), Atriz Coadjuvante (Romana Maggiora Vergano), Ator Coadjuvante (Giorgio Colangeli), Ator Coadjuvante (Vinicio Marchioni), Produção, Fotografia, Direção de Arte, Figurino, Maquiagem, Design de Cabelos, Montagem, Som e Trilha Sonora.

LEIA MAIS
Podcast #146 :: 13 Sentimentos
Podcast #145 :: Pulp Fiction – 30 anos!
Podcast #144 :: Furiosa: Uma Saga Mad Max

Outros destaques da programação da 8½ Festa do Cinema Italiano são O Sequestro do Papa (2023), de Marco Bellocchio, novo filme de um dos principais autores italianos, e Segredos (2023), de Daniele Luchetti – aliás, o cineasta virá ao Brasil acompanhar algumas sessões presenciais e ainda bater um papo com os públicos presentes nelas. Por enquanto, o evento está confirmado nas seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Caxias do Sul, Maceió, Belém, Natal, Niterói e Volta Redonda, esta na qual ele acontecerá, excepcionalmente, entre 01 e 07 de julho.

Daniele Luchetti. Foto/divulgação

OS FILMES DA 8½ FESTA DO CINEMA ITALIANO 2024

O Sequestro do Papa, de Marco Bellocchio
Zamora, de Neri Marcorè
A Última Noite de Amore, de Andrea Di Stefano
Ainda Temos o Amanhã, de Paola Cortellesi
A Imensidão, de Emanuele Crialese
Segredos, de Daniele Luchetti
Lubo, de Giorgio Diritti
Maria Montessori: Ensinando com Amor, de Léa Todorov
Enea, de Pietro Castellitto
Il Boemo, de Petr Václav

Ainda Temos o Amanhã
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *