8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021 :: A infância mágica dos filmes de Alice Rohrwacher

Publicado por
Bruno Carmelo

Enquanto o 8 1/2 Festa do Cinema Italiano traz novos filmes em sessões diárias, sempre a partir de 18h, os organizadores disponibilizam durante a integralidade do evento o Foco Alice Rohrwacher, jovem cineasta de carreira premiadíssima: todos os seus longas-metragens foram exibidos no Festival de Cannes, incluindo um novo filme inédito que será apresentado na seleção 2021.

Em particular, a cineasta se volta à infância: os protagonistas de Corpo Celeste (2011) e As Maravilhas (2014) são crianças, descobrindo com surpresa o perverso mundo dos adultos. No primeiro caso, Marta (a excelente Yle Vianello), uma garota de 13 anos de idade, se confronta ao catolicismo místico e radical do novo vilarejo para onde se muda. No segundo filme, os filhos de uma família de apicultores se encantam com a possibilidade de fuga do campo através da participação em um programa popular de televisão.

Ambos os títulos podem ser vistos até o último dia do festival, 27 de julho. O foco Alice Rohrwacher também inclui dois curtas-metragens da diretora, inéditos no Brasil: Omelia Contadina (2020), documentário sobre os funerais tradicionais da agricultura camponesa, e Una Canzone (2014), documentário sobre música e guerra, elaborado a partir de materiais de arquivo.

Corpo Celeste

LEIA MAIS
Começa o 8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021, em formato online e gratuito
Podcast 2021 #40 :: 8 1/2 Festa do Cinema Italiano 2021
Crítica: Corpo Celeste, de Alice Rohrwacher

No que diz respeito às estreias do dia, a quarta-feira, 23 de junho, apresenta a segunda e última exibição dos filmes Rômulo e Remo: O Primeiro Rei (2019), de Matteo Rovere, e Troca Tudo! (2020), de Guido Chiesa. Enquanto o primeiro constitui um épico sobre o mito fundador de Roma, realizado por um dos mais respeitados produtores italianos, o segundo representa uma comédia popular que questiona o preconceito contra mulheres no mercado de trabalho.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)