A temática do cinema na educação reuniu mais de 100 profissionais de 66 arquivos e acervos de todo o país. Já o Cine-Expressão realizou 10 sessões de cinema, seguidas de debates que contaram com a participação de 29 escolas, beneficiando mais de 3500 alunos e educadores da rede pública de Ouro Preto. Já as tradicionais oficinas – seis nesta edição – diplomaram 195 alunos, contribuindo para exercitar o fazer cinematográfico, refletir sobre a preservação e a história do cinema brasileiro e aproximar o cinema da educação.
A Temática Histórica reuniu cineastas como Nelson Pereira dos Santos, Francisco Ramalho Jr, Maurice Capovilla e o homenageado desta 8a CineOP, Walter Lima Jr, debruçou-se sobre a questão da censura, expandindo-a para além da Ditadura Militar. “A questão da censura não tem data, ela existe desde que o Brasil nasceu como nação e continua até hoje, de maneira mais sutil”, afirmou Nelson Pereira. Segundo Francisco Ramalho Jr, “há hoje uma retração do movimento libertário. Se fizermos um filme com conteúdo muito erótico, ele não será exibido, não terá espaço. E há a censura econômica. Dependendo da temática de seu filme, você não conseguirá patrocínio para realizá-lo”.
Para além das questões políticas, o Seminário do Cinema Brasileiro permitiu o intercâmbio entre profissionais de diversas regiões do Brasil e até mesmo do exterior. Debates e workshops permitiram a troca de experiências e conhecimento entre os diversos acervos, enriquecendo o debate. “Eu considero um encontro maravilhoso, uma oportunidade única de encontrar com pessoas que estão realizando experiências audiovisuais no Brasil”, afirmou a argentina Débora Nakache, professora da Universidad de Buenos Aires, que participou da mesa “Cinema e Educação: Experiências Criativas”.
Além de debates e reflexões, a 8a CineOP exibiu 54 filmes de 11 Estados brasileiros em 35 sessões de cinema realizadas em três espaços de exibição: o Cine BNDES, o Cine-Teatro e o histórico Cine Vila-Rica. O eixo da programação histórica destacou o cinema brasileiro produzido entre o Golpe Militar de 1964 e a instauração do AI-5 através de seis filmes emblemáticos do período. Já a programação contemporânea exibiu 5 longas, 4 médias e 30 curtas.
Fonte: Universo Produção