8ª Mostra Tiradentes SP começa dia 1º de outubro em versão online

Publicado por
Bruno Carmelo

Entre os dias 01 e 07 de outubro, a Mostra de Tiradentes começa sua tradicional itinerância em São Paulo, desta vez, em formato online e gratuito. A edição tradicional, em Minas Gerais, foi organizada presencialmente no mês de janeiro, já a segunda versão, limitada pelas restrições decorrentes da pandemia de Covid-19, ao menos permite a pessoas de todo o país assistirem a filmes brasileiros ousados e premiados.

Os destaques incluem o terror Canto dos Ossos (2020), vencedor do prêmio principal da edição 2020. O filme dirigido por Jorge Polo e Petrus de Bairros narra a história de duas figuras monstruosas separadas no tempo, em alusão à maneira como identidades LGBTQI+ são percebidas na sociedade brasileira. Leia a nossa crítica. Outros títulos confirmados são o baiano Até o Fim (2020), de Ary Rosa e Glenda Nicácio, e Yãmĩyhex: as Mulheres-Espírito (2020), de Sueli Maxacali e Isael Maxacali.

 

 

LEIA MAIS
23ª Mostra de Tiradentes :: A valorização de um cinema novo (Balanço final)
23ª Mostra de Tiradentes :: O terror Canto dos Ossos vence o prêmio principal
23ª Mostra de Tiradentes :: O choque de Sertânia e a representatividade negra em Um Dia com Jerusa

Além da exibição de filmes, a mostra presta homenagem ao coletivo Filmes do Caixote, formado por Juliana Rojas, Marco Dutra, Caetano Gotardo, Sérgio Silva e João Marcos de Almeida. O grupo paulista é responsável pela criação de algumas das obras mais instigantes do cinema brasileiro recente, como As Boas Maneiras (2017), Sinfonia da Necrópole (2014), O Que se Move (2013) e Trabalhar Cansa (2011).

A edição 2020 traz como tema central “a imaginação como potência”, valorizando a profunda criatividade de novos autores em tempos de crise na produção audiovisual. Além das exibições, a versão digital inclui debates com realizadores e performances audiovisuais. Você descobre todas as informações sobre o evento na página oficial da Mostra Tiradentes SP.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Últimos artigos deBruno Carmelo (Ver Tudo)