O festival vai exibir filmes do Brasil, Argentina, Turquia, República Tcheca, Estados Unidos, Itália, Holanda, Reino Unido, Palestina, Espanha, Bolívia, Polônia, Sérvia e Irlanda. A seleção aborda todas as manifestações religiosas, sem preconceito ou restrições, e tem como objetivo proporcionar a percepção da diversidade humana através da heterogeneidade de crenças.
A curadoria do Festival é de César Sartorelli, também idealizador do evento. Sobre a programação, Sartorelli destaca: “privilegiaremos os olhares deslocados, que se propõem a expor as facetas desconhecidas, que lutam contra os clichês sobre as religiões expondo suas melhores características, sem fazer apologia de nenhuma delas”.
Os filmes exibidos vão contemplar as seguintes religiões: Islamismo, Catolicismo, Catolicismo Popular, Cristianismo Ortodoxo, Budismo Tibetano, Xamanismo, Candomblé, Protestante, Judaísmo Secular, Judaísmo Ortodoxo e Yazidim.
Além das sessões, a Mostra oferece também debates com o diretor do longa Fé (1999), Ricardo Dias, e com Reginal Prandi, uma das maiores autoridades brasileiras em estudos do candomblé. Dias estará no MIS no dia 04 de dezembro a partir das 20h30. Já Prandi estará no CCSP no dia 06, também a partir das 20h30.
Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site www.cinemaereligiao.com/mostra/.
Fonte: Foco Jornalístico