20231002 sou cuba papo de cinema

Enquanto os cinéfilos cariocas estiverem curtindo o Festival do Rio, os paulistanos terão um “esquenta” e tanto enquanto aguardam pelo começo da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo neste ano. De 05 a 15 de outubro a Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana) sediará a nona edição da Mosfilm: Mostra de Cinema Russo e Soviético, evento que contará com a exibição de 14 longas-metragens e um curta. A abertura da programação se dará com a exibição do inédito Khitrovka: O Signo dos Quatro (2023), história de detetive à lá Sherlock Holmes que foi um recente sucesso de público na Rússia – estreou em mais de 1800 salas por lá. Realização do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES), em parceria com a Cinemateca Brasileira e a Embaixada da Rússia no Brasil, a 9ª Mosfilm também contará com com a exposição As Matryoshkas e oficinas de pintura para adultos e crianças, ambas com a artista Nadia Ramirez Starikoff; a exposição Pôsteres do Cinema Soviético e Russo; a roda de alfabetização A Língua da Revolução, com Matheus Gusev; além de comidas, bebidas e artesanato típico do Leste Europeu.

LEIA MAIS
Mostra André Luiz Oliveira e retrospectiva Sérgio Tréfaut em cartaz na Cinemateca Brasileira
Retrospectiva Walter Hugo Khouri acontece na Cinemateca Brasileira. Confira a programação
Cinemateca Brasileira sedia em São Paulo a mostra 1973 – 50 Anos Depois

Mesclando filmes novos e clássicos produzidos pela Mosfilm, considerado o estúdio de cinema mais antigo da Europa, a Mosfilm: Mostra de Cinema Russo e Soviético também contará com o Especial América Latina, formada por filmes produzidos pela União Soviética retratando ímpetos de resistência à ditaduras latino-americana. Fazem parte da programação especial três filmes fundamentais: Eu Sou Cuba (1964), de Mikhail Kalatozov; Essa Doce Palavra Chamada Liberdade (1972), de Vytautas Zalakevicius, e Noite sobre o Chile (1977), de Sebastian Alarcón e Aleksandr Kosarevs. Lembrando que todas as sessões da mostra são gratuitas.

20231002 essa doce palavra chamada liberdade papo de cinema
Essa Doce Palavra Chamada Liberdade

SERVIÇO
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana
Horário de funcionamento
Espaços públicos: de segunda a segunda, das 08 às 18h
Salas de cinema: conforme a grade de programação
Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *