9ª Mosfilm :: Mostra de Cinema Russo e Soviético acontece em São Paulo

Publicado por
Marcelo Müller

Enquanto os cinéfilos cariocas estiverem curtindo o Festival do Rio, os paulistanos terão um “esquenta” e tanto enquanto aguardam pelo começo da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo neste ano. De 05 a 15 de outubro a Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana) sediará a nona edição da Mosfilm: Mostra de Cinema Russo e Soviético, evento que contará com a exibição de 14 longas-metragens e um curta. A abertura da programação se dará com a exibição do inédito Khitrovka: O Signo dos Quatro (2023), história de detetive à lá Sherlock Holmes que foi um recente sucesso de público na Rússia – estreou em mais de 1800 salas por lá. Realização do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES), em parceria com a Cinemateca Brasileira e a Embaixada da Rússia no Brasil, a 9ª Mosfilm também contará com com a exposição As Matryoshkas e oficinas de pintura para adultos e crianças, ambas com a artista Nadia Ramirez Starikoff; a exposição Pôsteres do Cinema Soviético e Russo; a roda de alfabetização A Língua da Revolução, com Matheus Gusev; além de comidas, bebidas e artesanato típico do Leste Europeu.

LEIA MAIS
Mostra André Luiz Oliveira e retrospectiva Sérgio Tréfaut em cartaz na Cinemateca Brasileira
Retrospectiva Walter Hugo Khouri acontece na Cinemateca Brasileira. Confira a programação
Cinemateca Brasileira sedia em São Paulo a mostra 1973 – 50 Anos Depois

Mesclando filmes novos e clássicos produzidos pela Mosfilm, considerado o estúdio de cinema mais antigo da Europa, a Mosfilm: Mostra de Cinema Russo e Soviético também contará com o Especial América Latina, formada por filmes produzidos pela União Soviética retratando ímpetos de resistência à ditaduras latino-americana. Fazem parte da programação especial três filmes fundamentais: Eu Sou Cuba (1964), de Mikhail Kalatozov; Essa Doce Palavra Chamada Liberdade (1972), de Vytautas Zalakevicius, e Noite sobre o Chile (1977), de Sebastian Alarcón e Aleksandr Kosarevs. Lembrando que todas as sessões da mostra são gratuitas.

Essa Doce Palavra Chamada Liberdade

SERVIÇO
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana
Horário de funcionamento
Espaços públicos: de segunda a segunda, das 08 às 18h
Salas de cinema: conforme a grade de programação
Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.