O 9º CacheiraDoc – Festival de Documentários se prepara para a sua primeira edição inteiramente online, em resposta aos tempos de pandemia. Entre os dias 4 e 20 de dezembro, serão exibidos, no site oficial, filmes, conferências, shows e debates. A seleção de filmes será anunciada em breve, mas os organizadores já abriram inscrições para as oficinas gratuitas.
Quatro atividades estão disponíveis: o curso Olhares Negros, ministrado pela cineasta Safira Moreira, Plano de Fuga como Imaginação: Estudando o Pensamento Radical Negro, com a artista visual Musa Michelle Matiuzzi, Crítica e Crise: Cachoeira à Vista, com Ingá, crítica da Revista Cinética, e Zap Doc, ministrada por Stephanie Sobral e Otávio Conceição.
LEIA MAIS
Oxe: Festival do Audiovisual Universitário começa em 4 de dezembro
DIGO 2020 :: Festival online de Gênero e Sexualidade vai até 20 de novembro
Cabíria Festival 2020 :: Evento sobre mulheres no audiovisual divulga programação
Este último curso é exclusivo aos estudantes do Ensino Médio em escolas públicas de Cachoeira e São Felix, enquanto os anteriores são abertos ao público em geral. As inscrições para as oficinas podem ser feitas até o dia 23 de novembro, gratuitamente, mediante preenchimento do formulário disponível no site oficial.
Em paralelo, o CachoeiraDoc presta homenagem à ativista, educadora e líder religiosa Makota Valdina, cujos pensamentos serviram de horizonte à curadoria da edição 2020. Sobre o posicionamento antirracista, ela afirma: “A gente luta até hoje para que a nossa sociedade respeite nossas crenças, respeite a nossa humanidade, e muitas das imagens que foram veiculadas, inclusive, não fizeram bem, fizeram mal”.
O festival é realizado pela Cura e Cultura e do Grupo de Estudos e Práticas do Documentário, do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB.