A edição de 2015 do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que ocorreu entre os dias 8 e 14 de abril, em Lisboa, Portugal, anunciou seus vencedores. O brasileiro A Despedida (2014), de Marcelo Galvão, foi escolhido como Melhor Longa-Metragem. O filme rendeu a Nelson Xavier prêmio de Melhor Ator. Outro destaque foi Alemão (2014), pelo qual o diretor José Eduardo Belmonte foi premiado como Melhor Realizador, e que ainda recebeu uma menção honrosa por seu elenco, integrado por Caio Blat, Gabriel Braga Nunes, Marcello Melo Jr., Milhem Cortaz, Otávio Müller e Mariana Nunes. Os documentários Balança (2013), de Rui Falcão, e o moçambicano Quitupo Hoyé (2014), de Chico Carneiro e Rogério Manjate, também receberam menções honrosas do júri.
Confira a lista completa dos premiados escolhidos pelos jurados:
O público escolheu seus favoritos por meio de votação. Confira os vencedores:
- Melhor Longa-metragem eleito pelo público: Lura, de Luís Brás;
- Melhor Curta-metragem eleito pelo público: Empate técnico entre A Boneca e o Silêncio, de Carol Rodrigues, e O Mal e a Aldeia, de Diogo Lima e David Serôdio;
- Melhor Documentário eleito pelo público: Água Para Tabatô, de Paulo Carneiro.
Esta foi a 6ª edição do festival. Ao todo, foram exibidos 90 filmes de países que têm o português como idioma, como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.
(Fonte: FESTin Lisboa 2015)
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.