O documentário A Fantástica Fábrica de Golpes (2022) foi recentemente exibido nas telonas das principais capitais brasileiras e disponibilizado online gratuitamente por um período de 72 horas num pool de mídias alternativas de cunho progressista. Agora, o longa-metragem está finalmente disponível em VoD, ou seja, para locação por demanda. Se você ainda não conferiu a essa investigação sobre a participação dos agentes da mídia hegemônica, especialmente a Rede Globo, nos golpes de Estado dos quais o Brasil já foi vítima, é uma oportunidade e tanto para fazer isso no conforto de sua residência. Basta acessar o link https://vimeo.com/ondemand/afantasticafabricagolpes e comprar a sua sessão. Vale lembrar que ele também está disponível em VoD com locução em inglês no link https://vimeo.com/ondemand/thecoupdtatfactory, ou seja, se você tem algum amigo ou parente estrangeiro que se interessa pela história da nação que já chegou a ser a sexta economia mundial, a oportunidade está à disposição.
LEIA MAIS
Associação brasileira de roteiristas entra na justiça contra “práticas abusivas” do streaming
Linhas Opostas :: Drama esportivo original Looke chega ao streaming. Confira cena inédita
Continência ao Amor :: Sucesso do streaming pode ganhar continuação
Em A Fantástica Fábrica de Golpes, dois jornalistas brasileiros radicados no Reino Unido (Victor Fraga e Valnei Nunes) fizeram uma investigação da tradição de golpes de Estado no Brasil, observando contextualmente essa tendência na América Latina e traçando um panorama que nos ajuda a compreender a manutenção das engrenagens de dominação em nosso território. Paralelos com outras nações, em outras épocas e circunstâncias político-sociais, revelam o papel da grande mídia nesse tipo de circunstância, como quando Dilma Rousseff foi prejudicada por uma campanha tão insuflada por fake news quanto pela atuação ideológica da imprensa hegemônica. Reportagens e imagens de arquivo são combinadas com entrevistas extensas feitas com personalidades importantes, entre elas a ex-presidenta do Brasil, vencedores de prêmios Pulitzer e Nobel, além de juristas, artistas e membros da sociedade civil. Entre esses convidados estão Adolfo Perez Esquivel, Geoffrey Robertson QC, Jean Wyllys e Glenn Greenwald. A trilha sonora original é assinada por Erika Nande, com canções compostas por Chico Buarque e interpretadas pelos jovens artistas Francisco El Hombre e Josyara.
“Nosso filme é um pedido de autocrítica da Rede Globo. Eles não estão sempre pedindo a tal da autocrítica do PT?”, disse o diretor Victor Fraga numa entrevista exclusiva ao Papo de Cinema (que você pode ler clicando aqui)
Confira abaixo o trailer de A Fantástica Fábrica de Golpes e não deixe de programar a sua sessão, ainda mais às vésperas do segundo turno de uma eleição presidencial em que a mídia desempenha tão fundamental papel: