Categorias: LançamentosNotícias

A Fantástica Fábrica de Golpes :: Documentário ficará disponível gratuitamente por 72 horas

Publicado por
Marcelo Müller

Depois de passar pelas telonas de oito capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre, Manaus, Maceió e Aracaju), o documentário A Fantástica Fábrica de Golpes (2022) será disponibilizado gratuitamente por 72h online e na televisão a partir das 15h desta sexta-feira, 23. A iniciativa está sendo articulada com um pool de mídias alternativas formadas por Mídia Ninja, Jornalistas Livres, Fundação Barão de Itararé, Análise e Opinião, Viomundo, Cafezinho, 247, DCM, Fórum, Rede Brasil Atual, TVT, Saiba Mais, Mídia Livre, Prerrogativas, Construir Resistência e outros. E você poderá assisti-lo aqui também no Papo de Cinema, no player situado logo abaixo da caixinha do Leia Mais, no encerramento desta matéria. É só dar play depois das 15h do dia 23 e conferir essa investigação pujante sobre o papel da mídia nacional na nossa história de golpes de Estado.

“Eu e o Valnei acreditamos que esse filme é o nosso dever cívico para com o Brasil. Aquele lema “Brasil, ame ou deixe-o” era da ditadura e visava desqualificar brasileiros que lutavam pelo país no exterior, inclusive aqueles que tinham sido exilados. Levamos nosso país dentro do coração. Os brasileiros que moram foram têm papel importante: levar ao Brasil um olhar diferenciado, a partir dele explicando como o país é visto do lado de fora”, disse o diretor Victor Fraga com exclusividade ao Papo de Cinema.

A Fantástica Fábrica de Golpes, que teve sua première mundial no Festival de Havana, em Cuba, conta com depoimentos de Chico Buarque, Dilma Rousseff, Jean Wyllys, Antonio Pitanga e Márcia Tiburi. A Fantástica Fábrica de Golpes constrói seu discurso de modo bastante lógico e cristalino. E isso permite espaços de interesse até ao mais empedernido dos direitistas que pode torcer o nariz aos depoentes. Quando jornalistas e membros de grupos ativistas recorrem à História para denunciar o “golpismo global” – aqui colocado em aspas por ser uma tese do filme –, Victor Fraga e Valnei Nunes mostram fatos que corroboram as falas, como as capas de jornal O Globo defendendo a ditadura civil-militar ou mesmo o editorial nojento que celebrou o golpe de 1964 como uma “renovação da democracia”, conforme consta em nossa crítica que você pode conferir na íntegra clicando aqui. Confira o trailer da produção e já agende a sua sessão.

LEIA MAIS
A Fantástica Fábrica de Golpes :: Filme sobre golpe a Dilma Rousseff chega aos cinemas
A Fantástica Fábrica de Golpes :: “Nosso filme é um pedido de autocrítica da Rede Globo”
A Fantástica Fábrica de Golpes – CRÍTICA

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.