Há algumas semanas, os fãs da animação A Fuga das Galinhas (2000) festejaram nas redes sociais a confirmação de uma sequência, mas nem todos os atores originais estão contentes com o novo projeto. Isso porque os produtores decidiram trocar a maioria das vozes originais para o filme de 2021. Julia Sawalha, intérprete da protagonista Ginger, foi avisada por e-mail que não seria recontratada.
“A razão que me deram é de que minha voz agora soa ‘velha demais’, e que queriam uma atriz mais jovem para interpretar o papel. Normalmente, nessas circunstâncias, a atriz receberia a oportunidade de fazer um teste vocal para determinar se o tom da voz foi modificado, mas eu não tive essa oportunidade”, explicou a atriz.
LEIA MAIS
A Fuga das Galinhas ganhará sequência
Kenneth Branagh planeja animação baseada em Shakespeare
Marcelo Marão :: “Podemos ter a surpresa de encontrar um volume maior de animações após a pandemia”
Sawalha afirma estar “devastada” com o caso, que tratou como etarismo, ou seja, preconceito contra pessoas mais velhas, especialmente as mulheres. Ela tem 51 anos agora, e tinha 30 anos quando trabalhou no primeiro A Fuga das Galinhas. “Eu fiz o máximo que pude para provar à produção que a minha voz é a mesma do filme original. Se eles vão utilizar alguns dos membros do elenco original… Sejamos francos, eu me sinto descartada injustamente”, conclui.
A atriz afirma ter enviado uma gravação de própria autoria, com sua voz atual, reprisando falas de Ginger como prova de sua capacidade de efetuar o trabalho. Ela afirma que os produtores teriam concordado com a qualidade da voz de Sawalha, mas ainda pretendem escolher um novo elenco. Mel Gibson, intérprete original do galo Rocky, também foi descartado no segundo filme.
A Fuga das Galinhas 2 se passa na ilha livre de humanos, onde Rocky e Ginger vivem com a filha Molly e as outras galinhas. Quando o local sofre uma ameaça, Ginger precisa reunir os animais para uma nova revolução. Sam Fell, de ParaNorman (2012), vai dirigir a produção da Aardman com distribuição da Netflix.